Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/04/2015 - 14h13min

Deputado Marcondes preside sessão especial em homenagem aos 100 anos da ACIF

Imprimir Enviar
Sessão especial 100 anos da ACIF FOTO: Miriam Zomer/Agência

O deputado Mário Marcondes (PR), 4º Secretário da Mesa da Casa, presidiu na noite desta quinta-feira (9) a sessão especial em homenagem aos 100 anos de fundação da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif). A solenidade foi proposta pela Mesa do Parlamento Catarinense. Além da Entidade, o atual e os ex-presidentes também foram homenageados. “Como representante deste parlamento, parabenizo o presidente Sander e em nome dele todos que já passaram pelo cargo, toda diretoria e equipe da Associação, mas, sobretudo, parabéns aos quase 4 mil associados, os empreendedores que fazem a pujança e fortaleza da ACIF e contribuíram com esses 100 anos de uma grande história”, ressaltou Marcondes.

O deputado destacou, ainda, a importante missão da ACIF em colaborar com o desenvolvimento da Capital, assim como, o seu protagonismo de grandes feitos em prol do setor empreendedor e produtivo de toda a região metropolitana, beneficiando diretamente toda a população catarinense. “São um manancial que movimenta a economia da Capital e região, gerando emprego e renda, enfrentando a burocracia e a carga tributária excessiva que atravancam o progresso do país e penalizam aqueles que desenvolvem as forças produtivas da nação", disse.

Conquistas
As principais conquistas da Acif ao longo de um século de atividades e a atuação pautada na defesa de projetos de interesse público voltados ao desenvolvimento da Capital e do Estado foram destacadas em um vídeo institucional exibido durante a solenidade. Entre os exemplos apresentados, o programa ReÓleo, o apoio à instalação da primeira agência do Banco do Brasil em Florianópolis; à construção da Ponte Hercílio Luz, da BRs 101 e 282; e à ampliação do aeroporto.

O pronunciamento do presidente da Acif, Sander DeMira, foi marcado pelo pedido de colaboração do Poder Legislativo estadual ao empreendedorismo. "Muito nos orgulha sermos considerados exemplo para todas as entidades empresariais do estado. Representando quase 4 mil associados, peço respeito, apoio e atenção ao setor e à classe empresarial", disse. "Precisamos do poder público para continuar fazendo o nosso trabalho. A carga tributária é desproporcional, somos aprisionados pelo excesso de burocracia, que impede sermos mais competitivos. Além disso, a legislação trabalhista precisa de revisões. São entraves ao livre exercício do empreendedorismo", acrescentou.

O presidente do Conselho Superior da Acif, Doreni Caramori Junior, salientou que as conquistas da entidade são resultado da dedicação, perseverança e comprometimento dos fundadores, ex-presidentes, diretores e colaboradores da instituição. "Ficamos bastante lisonjeados com a homenagem do Parlamento. É uma prova de que o nosso esforço e o de todos os que nos antecederam não foi em vão. O reconhecimento da sociedade catarinense nos envaidece e encoraja a fazer ainda mais", falou.

A solenidade foi prestigiada por autoridades civis e militares. Dentre elas, o secretário do Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Gilson José Botelho;o secretário municipal da Casa Civil, Julio Cesar Marcellino Júnior;  o vice-presidente da Facisc, André Gaidzinski; e o vice-presidente para Assuntos Regionais (Sudeste) da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Tito Alfredo Schmitt.

Homenageados

·         Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), representada pelo presidente da entidade, Sander DeMira

·         Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), representada pelo vice-presidente da entidade, André Gaidzinski

·         Osvaldo Goeldner Moritz (presidente 1975-1979)

·         Alaor Francisco Tissot (presidente 1987-1991 e 2001-2005)

·         Fernando César Demetri (presidente 1991-1995)

·         Armando Luiz Gonzaga (presidente 1995-1997)

·         Vinícius Lummertz (presidente 1997-2001)

·         Dilvo Vicente Tirloni (presidente 2005-2009)

Doreni Caramori Junior (presidente 2009-2013)

 

Renata Furlanetto
Jornalista DRT SC 02836 JPA
ssessoria de Comunicação
Deputado Mário Marcondes
(48) 3221-2801 / (48) 9972-5902

Voltar