Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/09/2017 - 12h41min

Deputado lamenta rejeição de emendas para beneficiar redes elétricas da agricultura

Imprimir Enviar
Deputado Natalino Lázare

O deputado Natalino Lázare (PR), presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, parabeniza a  Comissão de Constituição e Justiça que aprovou, na manhã desta terça (26), os dois projetos de lei que autorizam o Estado a avalizar a Celesc na contratação de dois financiamentos, que totalizam 345 milhões de dólares (R$ 1,1 bilhão). O parlamentar, no entanto, lamenta que a CCJ tenha rejeitado as duas emendas de sua autoria, que visavam a garantir que 20% deste total deveria ser aplicado necessariamente na melhoria das redes de eletrificação rural, que precisam urgentemente passar de mono para trifásicas.

Existem 70 mil famílias atendidas por redes de eletrificação rural monofásicas e não há qualquer garantia de que esta realidade vá mudar. O sistema atual gera prejuízos incalculáveis, incontáveis transtornos familiares  e êxodo rural, pois a estrutura disponível não permite muitas vezes o bombeamento da água de poços artesianos, nem o pleno funcionamento de aviários, chiqueirões de suínos, aparelhos de ordenha e por aí afora.

“Ou seja, assim a Celesc ganha um cheque branco no contexto da eletrificação rural. Levantamos a bandeira da eletrificação rural desde o começo do mandato. Neste ano, ouvi muitos deputados falando sobre o assunto e defendendo a mudança no sistema elétrico do campo, o que é extremamente positivo. E exatamente por isso, estranho que as emendas tenham sido rejeitadas, pois elas seriam a garantia legal de que os agricultores de Santa Catarina seriam beneficiados. Mesmo assim, vamos insistir nessa luta e esgotar todas as possibilidades legais e políticas para garantir que 20% dos dois financiamentos sejam realmente aplicados na transformação das redes monofásicas para trifásicas,” avisa o presidente da Comissão de Agricultura.

Pauta federal
Natalino Lázare inclusive está em Brasília nesta terça (26) e quarta (27) justamente para apresentar ao Fórum Parlamentar Catarinense a dramática situação da energia no campo em Santa Catarina. O parlamentar está confiante de que a iniciativa da Comissão de Agricultura da Alesc terá o apoio da bancada federal. O deputado também está percorrendo ministérios e órgãos da União, articulando a criação de um programa federal que contemple os agricultores, dando a eles a oportunidade de acesso a redes elétricas rurais de qualidade.

 


Assessoria de Comunicação - (48) 3221-2638
Jornalistas:
- Fabian Lemos
fdeoliveiralemos@gmail.com - (48) 9 9830-9943
- Guilherme Garcia

Voltar