Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/04/2013 - 12h38min

Deputado José Milton pede prolongamento dos molhes

Imprimir Enviar

Presidente da Comissão de Economia, deputado José Milton Scheffer (PP) esteve em audiência com gerente Regional da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Maurício Weidgenant, para tratar do projeto de prolongamento dos molhes do Rio Mampituba, na tarde desta quinta-feira (11), em Brasília. Acompanhado dos prefeitos de Passo de Torres, Juarez Godinho, de Forquilhinha, Lei Alexandre, e de Morro Grande, Valdo Rocha, na reunião ficou deliberado uma nova audiência, que será agendada pela ministra Ideli Salvatti, com o ministro Agnaldo Ribeiro, a bancada federal gaúcha e catarinense e os prefeitos dos municípios de Passo de Torres/SC e Torres/RS.

Importante para o desenvolvimento econômico, o prolongamento dos molhes é uma antiga reivindicação dos pescadores catarinenses e gaúchos. Acompanhado do prefeito Juarez Godinho, Zé Milton apresentou ao gerente o projeto de revitalização, elaborado pelo Departamento de Infraestrutura do Governo de Santa Catarina. A obra orçada em R$ 13,4 milhões prevê o prolongamento do braço sul – no Rio Grande do Sul - em 213 metros e a recuperação dos 150 metros atuais, assim como, a ampliação de 168 metros do braço norte, em Santa Catarina, e a conservação dos 119 metros já construídos.

Movimentação
Com uma média de movimentação de 60 embarcações dos dois municípios, somente os catarinenses produzem em torno de 5,2 mil toneladas de pescado ano, o que segundo o deputado pode triplicar com a ampliação. “Sem o prolongamento do molhes ocorre a formação de banco de areia na saída da Barra, causando o encalhe de embarcações”, defendeu o parlamentar, argumentando que em conversa com os pescadores levantou dados da queda da pesca na região, já que muitas vezes os barcos não podem sair para alto mar e nem retornar.

Acompanhe José Milton Scheffer


José Milton Scheffer
Voltar