Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/11/2017 - 15h55min

João Amin lamenta falecimento do comunicador Antunes Severo

Imprimir Enviar
Deputado João Amin com Antunes Severo (centro)

O deputado João Amin (PP) utilizou suas mídias para lamentar o falecimento do profissional, amigo e professor Antunes Severo, considerado um dos principais nomes da comunicação e do marketing em Santa Catarina. Locutor, repórter, radialista, produtor e apresentador, trabalhou em emissoras do Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

"Foi com tristeza que recebi na noite de ontem (22) a notícia do falecimento daquele que é um dos mais respeitados homens da comunicação catarinense", registrou o parlamentar, que prometeu para a próxima semana um discurso no Plenário da Alesc enaltecendo o amigo e professor.

Eurides Antunes Severo era gaúcho de Rosário do Sul. Nasceu em 2 de agosto de 1932. Em Florianópolis, desde 1956, fez radiojornalismo, produção e locução radiofônica até 1964 na Rádio Diário da Manhã. Fundou, com Rozendo Lima, e dirigiu a agência de publicidade A.S. Propague até 1978. Em 1968 ajudou a fundar a Casa do Jornalista. Em 1976 iniciou carreira acadêmica como professor da Escola Superior de Administração e Gerência, atual Centro de Administração e Economia da UDESC.

Paralelamente às atividades de professor, no período de 1979 a 1987 exerceu cargos de gerência e direção na RBS/SC (Televisão e Rádios), TV Barriga Verde e Jornal O Estado. Em 1984 liderou o movimento para a fundação e foi o primeiro presidente da ADVB/SC – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing.

Foi secretário de Estado de Comunicação Social nos anos de 1987 e 1988. No período de 1995 a 2003 coordenou os cursos de Especialização em Marketing da ESAG/UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina.

No dia 07 de agosto de 2013, A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão concedeu a Antunes Severo a Comenda ACAERT, a maior honraria da Radiodifusão de Santa Catarina. Também foi jurado do Prêmio ACAERT de Rádio e Televisão.

Em 2015 recebe da Câmara de Florianópolis o título de Cidadão Florianopolitano. No ano seguinte, a jornalista Ana Lavratti lançou o livro “Antunes Severo – o menino do arroio Itapevi”, com a trajetória de um dos mais importantes nomes da comunicação no sul do Brasil.

Desde 1995 se dedicava à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador e um dos fundadores do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia, era editor-chefe do site Caros Ouvintes desde 2003.

Ocupava a cadeira de número 21 na Academia Catarinense de Letras.

Faleceu, aos 85 anos, depois de uma longa luta contra um câncer.

(com informações do site da ACAERT)

Gabinete Deputado Estadual João Amin
Assessoria de Comunicação - 99973 1314
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina
Palácio Barriga Verde (109) - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310
CEP: 88020-900 - Florianópolis - Santa Catarina
Fone: (48) 3221 2745

Voltar