Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/11/2018 - 16h04min

Deputado João Amin critica alteração do nome do campus da UFSC

Imprimir Enviar
Deputado João Amin

Preocupado com as notícias que dão conta de uma possível alteração do nome do campus da UFSC dado ao Professor João David Ferreira Lima, o deputado João Amin (PP) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para criticar a movimentação nesta direção.

Para tanto, enumerou alguns dados relevantes da biografia do primeiro reitor da UFSC: João David Ferreira Lima nasceu em 1910 em Tubarão, Sul do Estado, e morreu em Florianópolis em 2001. Além do pioneirismo, era considerado um homem de grande visão de futuro, com ideias avançadas e cujo empenho foi fundamental para a criação da universidade. No livro "UFSC: sonho e realidade", lançado pela EdUFSC no ano 2000, ele fez um histórico da implantação da instituição, citando as dificuldades, as barreiras burocráticas, as negociações com o governo federal, a assinatura do ato de criação pelo presidente Juscelino Kubitscheck, em 1960, e a instalação efetiva, dois anos depois.

Nesta mesma obra, fez também um relato sobre a fase das faculdades isoladas que deram origem à UFSC, a atuação dos primeiros colaboradores, a construção do campus da Trindade, a reforma universitária e as comendas, títulos e medalhas que recebeu ao longo da carreira. Citou ainda a expansão, a edificação dos prédios e laboratórios e a transformação da universidade numa referência no ensino superior no país.

Formando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ferreira Lima também presidiu o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras e foi secretário da Fazenda do governo de Santa Catarina em dois governos. Participou de conferências internacionais, apresentou trabalhos sobre administração universitária e foi condecorado com o título de Doutor Honoris Causa. Na UFSC, recebeu o título de Cidadão Emérito, além de um busto de bronze na Praça da Cidadania, em frente à reitoria.

O parlamentar também leu texto de autoria da professora Marita Balbi que narra a intenção de retirada da homenagem e tentativa de alteração do nome do principal campus da UFSC. "Qual não foi a surpresa quando um professor, presidente da Comissão Memória e Verdade da UFSC, apresentou relatório ao Conselho Universitário, propondo, pasmem, o cancelamento do nome do campus dado ao professor João David Ferreira Lima , sob o sórdido argumento de que o fundador, responsável pela instalação e projeção da UFSC, apoiou o regime militar recebendo o embaixador dos EUA, Lincoln Gordon! Poupem-nos da hipocrisia e da falsa moral!"

Ainda segundo o texto da professora, "todos os catarinenses, sejam ou não do mundo acadêmico, conhecem quem foi o cidadão João David Ferreira Lima, homem probo, inteligente, empreendedor, voltado ao ensino e à cultura, cujo nome confunde-se com a Universidade Federal de Santa  Catarina. Reitor de saudosa memória e que só enobreceu nossa Capital, nosso Estado e todos os seus habitantes!

Ao fim, o deputado registrou a Moção de Contrariedade que protocolou no Parlamento catarinense questionando a iniciativa. "Situações inusitadas e despropositadas como essa agridem e ofendem a todos os catarinenses."

 

Gabinete Deputado João Amin
Assessoria de Comunicação - 99973 1314
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina
Palácio Barriga Verde (109) - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310
CEP: 88020-900 - Florianópolis - Santa Catarina
Fone: (48) 3221 2745

Voltar