Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/03/2015 - 15h39min

Deputado Jean destaca projeto de construção da barragem de Botuverá, que terá múltiplo uso

Imprimir Enviar
Deputado Jean Kuhlmann

Nesta quinta-feira, o deputado Jean Kuhlmann (PSD) falou sobre a barragem que será construída em Botuverá, relatando no plenário da Assembleia Legislativa a audiência pública de apresentação do licenciamento ambiental da obra. A audiência pública foi um pré-requisito para que os próximos passos da obra possam ocorrer. A barragem faz parte do pacote de obras e ações de prevenção do Pacto pela Defesa Civil do governo do Estado, com o objetivo de conter as cheias do Rio Itajaí-Mirim, que atingem principalmente as cidades de Brusque e Itajaí nos períodos de cheias.

Jean destacou que o projeto da barragem será de múltiplo uso. A estrutura também poderá ser utilizada para atividades náuticas e turísticas, gerar energia e, em especial, abastecer cidades que sofram com escassez de água potável. "Me chamou a atenção a questão do múltiplo uso. A barragem poderáabastecer os municípios de Brusque, Itajaí e Balneário Camboriú com água para consumo, o que será muito importante. Parabenizo o governador Raimundo Colombo pela ideia", disse o deputado.

A barragem terá 3,5 quilômetros de extensão, e será construída a 15 quilômetros do Centro de Botuverá. O custo da obra será de R$ 81 milhões. A previsão é iniciar a construção ainda no primeiro semestre deste ano e concluir em aproximadamente 25 meses. A obra terá volume de espera (contenção) de 15,7 milhões de metros
cúbicos de água. A vazão máxima estimada do Rio Itajaí Mirim, em Brusque, é de 720 metros cúbicos por segundo. Com a estrutura pronta, cairia para 570 metros cúbicos por segundo, diminuindo riscos de cheias.

Renê Müller
Assessoria de Imprensa do deputado Jean Kuhlmann
Contato: rene@deputadojean.com.br / (48) 3221-2704

Voltar