Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/01/2018 - 16h48min

Deputado Gabriel Ribeiro participa da abertura da safra de maçã em Fraiburgo

Imprimir Enviar

O deputado Gabriel Ribeiro participou da abertura da colheita da maçã em Fraiburgo, nesta segunda-feira, realizada no pomar da empresa Pomagri. O município é o terceiro maior produtor da fruta no país, sendo que outro catarinense, São Joaquim, ocupa a primeira posição.

O evento foi organizado pela prefeitura e pela Associação dos Fruticultores de Fraiburgo e contou com a presença da prefeita Claudete Mathias, do secretário-executivo regional de Videira, Euro Vieceli, do presidente da Santur, Valdir Walendoweski. Além de Gabriel Ribeiro, também estavam no evento os deputados estaduais Natalino Lázare e Valdir Cobalchini.

Gabriel Ribeiro ressaltou a importância da maçã na economia catarinense e o sabor da fruta, “inigualável no país”. Durante 2015 e 2016, o parlamentar esteve ao lado dos pomicultores quando a categoria lutava contra a importação da maçã chinesa, altamente subsidiada e que não passa pelo mesmo rigor fitossanitário.

Fraiburgo produz aproximadamente 20% das maçãs do Brasil. Conforme o IBGE, também são grandes produtores da fruta em SC Bom Jardim da Serra (7º produtor nacional), Monte Carlo (8º) e Lebon Régis (9º do país). Há outros cinco municípios catarinenses entre os 20 maiores produtores de maçã do país: Urupema, Bom Retiro, Água Doce, Urubici e Painel.

A projeção é que a safra se estenda até abril. Em São Joaquim, maior produtor do país, a colheita deve começar na próxima semana.

Voltar