Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/04/2013 - 17h33min

Deputado Eskudlark participa de reuniões em Itapiranga

Imprimir Enviar
Reunião Itapiranga - Eskudlark entre os prefeitos de Itapiranga e Iporã do Oeste

O deputado Maurício Eskudlark (PSD) esteve nesta segunda (14), na prefeitura municipal de Itapiranga, onde acompanhado do vereador Gabriel Celuppi (PSD), do prefeito Milton Simon (PT) e do vice-prefeito Inácio Oswald (PP), participou de reuniões para debater temas relevantes ao desenvolvimento do município.

Inicialmente o prefeito Milton Simon pediu a interferência do deputado junto ao Badesc para que ele consiga a liberação de recursos que serão destinados à recuperação das ruas do município. O Prefeito explica que já existe a promessa da liberação de parte destes recursos, mas que será necessário o apoio do deputado para que seja aumentado o empréstimo para que ocorra também a recuperação da Avenida Beira Rio, local onde passam todos os veículos da empresa Seara, que é quem mais emprega e gera maior movimentação econômica da região. “Temos um projeto ousado que vai mudar a cara do município, revitalizando as ruas e melhorando a mobilidade urbana em todo o município”, explica Simon.

Em seguida, com a participação do Secretário Regional de Itapiranga, Rolf Trebien; dos prefeitos de Itapiranga, Milton Simon(PT);  Tunápolis, Enoí Scherer (PSD);  São João do Oeste, Sergio Theisen (PT); e Iporã do Oeste, Ilton Voght (PT), além de lideres empresariais, civis, militares, vereadores e secretários municipais, foi feita uma reunião para debater o fechamento do Colégio Agrícola de Sede Capela, também conhecido como IAESC, que conta com 250 alunos e onde também funciona a EEB São José e uma escola municipal.

A escola que é comandada pelos padres jesuítas e é considerada uma das mais tradicionais do país, fica numa fazenda com área de mais de 240 hectares as margens do rio Uruguai e recebe alunos de todo o país. De acordo com lideranças, na carta provincial da organização cristã, três foram os pontos abordados como os motivos do termino das atividades: O termino da missão jesuítica, o pouco número de jesuítas e a questão financeira.

Segundo o deputado Maurício Eskudlark, neste momento não se devem achar culpados, mas trabalhar na busca de uma solução. “Esta mobilização das lideranças é uma prova do interesse da região em manter a escola, o próximo passo é saber o que impede a permanência dos Jesuítas e tentar um acordo”, afirma o deputado lembrando do convênio entre o Estado e a instituição, “sei que o governo do Estado ajudava anualmente a escola, portanto me proponho a conversar com o governador e o secretário para que caso seja este o motivo da desistência consigamos adequar estes valores a realidade e manter o ensino técnico em funcionamento”, conclui Eskudlark.

Segurança pública
Na mesma tarde aconteceu a terceira reunião do dia onde foram abordados diversos temas pertinentes a segurança pública. O encontro proposto pelo vereador Gabriel Celuppi e pelo diretor de Desenvolvimento Econômico, Alexandre Siqueira contou com a participação de representantes do corpo de bombeiros, polícias civil e militar, do vice-prefeito e também do deputado Maurício Eskudlark, que é presidente da comissão se segurança pública da Assembleia.

Em pauta esteve à implantação de câmeras de vigilância, o aumento do efetivo policial e políticas para a melhoria da mobilidade urbana. Eskudlark lembrou que há pouco tempo esteve em audiência com o secretário de segurança Cesar Grubba e que ele garantiu que todos os municípios da regional de Itapiranga devem receber de 6 a 10 câmeras de vídeo monitoramento. “Será feito um convênio com os municípios que tiverem interesse e estas câmeras serão implantadas ainda este ano”, afirmou Eskudlark. Já com relação ao efetivo o deputado disse que mais de mil policiais devem ser nomeados nos próximos dias pelo governador e que muitos destes devem ser deslocados para o Extremo Oeste.

Voltar