Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/05/2019 - 17h26min

Deputado e prefeitos articulam recursos emergenciais para o Sul

Imprimir Enviar
Deputado Felipe Estevão e prefeitos de municípios do Sul de SC

Sete municípios da Amurel decretaram situação de emergência e um de calamidade pública; governo tem recursos, mas prefeituras precisam disponibilizar quem execute as obras de reconstrução

O deputado Felipe Estevão (PSL) participou de duas reuniões importantes nesta quarta-feira (29). Acompanhou prefeitos da Amurel e lideranças do Sul em agendas com o secretário de Estado da Infraestrutura, Carlos Hassler, e o chefe da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Junior. A tônica das conversas foi no sentido de que o Estado precisa repassar recursos emergenciais para as prefeituras do Sul, duramente castigadas pelo volume de chuvas que caiu na região semana passada. Uma morte foi confirmada em Imaruí.

Houve avanços. O governo tem parte das verbas necessárias, mas faltam pessoal e equipamentos para execução das obras de reconstrução de estradas, pontes, pontilhões, muros de contenção e por aí vai. As prefeituras também precisam fazer cadastros sobre os estragos no sistema de Defesa Civil, o que ainda não ocorreu. A partir do momento em que as informações forem cadastradas, as previsões indicam que os valores podem ser liberados em até 48 horas. É possível que nesta sexta-feira já comecem a chegar recursos estaduais aos municípios.

“Considerei que foram agendas positivas, embora a situação exija muita celeridade. É preciso que o governo entenda a situação emergencial e pratique o gesto e que os prefeitos coloquem servidores e equipamentos à disposição para a execução dos trabalhos,” avaliou Estevão, salientando que a mobilização de lideranças e o entendimentos destas duas necessidades imediatas devem acelerar o processo. 

Participaram os prefeitos de Imaruí, Rui José Candemil Junior, Jaguaruna, Edenilson Montini da Costa, Laguna, Mauro Vargas Candemil, Pedras Grandes, Vilson Tadeu Marcon, Sangão, Dalmir Carara Cândido, Treze de Maio, Clésio Bardini de Biasi. O deputado Volnei Weber (MDB) também participou.

Novo alerta
Ainda sofrendo as consequências da chuvarada de sexta-feira passada, a região Sul está sendo alvo de novo alerta de temporais pela Defesa Civil estadual. As previsões indicam novas chuvas torrenciais, com possibilidade de ventos fortes, nesta quinta, sexta e sábado. Além do Sul, o alerta vale também para Vale do Itajaí, Planalto Norte e Oeste de Santa Catarina. A previsão mais crítica para o Litoral Sul é nesta quinta-feira, 30. A partir da madrugada, podendo piorar à tarde. Pode chover até 150 mm, o que é um volume altíssimo.

“É preocupante. Até por isso, se faz necessária ainda mais agilidade para liberação de recursos e os trabalhos de reconstrução,” acrescenta o deputado.



Fabian Lemos

Jornalista profissional – DRT-SC 01187 JP

48 9 9830-9943

 

 

Voltar