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24/04/2013 - 18h58min

Deputado destaca em plenário seminários sobre construção da Ferrovia da Integração

Novas mobilizações em prol da ferrovia acontecem na sexta-feira (26), em Curitibanos e Rio do Sul
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O deputado Dirceu Dresch (PT), coordenador do Frente Parlamentar Catarinense das Ferrovias, destacou no plenário da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira, 24, a importância dos seminários realizados na última semana em São Miguel do Oeste e em Pinhalzinho para debater a construção da Ferrovia da Integração (Itajaí/Extremo-Oeste).

Novas mobilizações acontecem nesta sexta-feira, 26,  em  Rio do Sul, às 10 horas, no auditório da Unidavi, e em Curitibanos, às 13h30, no auditório da Universidade do Contestado (UnC).

Conforme Dresch, o principal debate agora é quanto ao traçado da ferrovia que poderá passar por Mafra ou pelo Vale do Itajaí, ligando Dionísio Cerqueira ao Porto de Itajaí. O trajeto pelo centro do estado é defendido devido à questão estratégica da exportação de carne.O projeto de viabilidade técnica para a construção da Ferrovia da Integração será contratado até junho deste ano pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias. Já foi definido que a obra será executada pelo 10º Batalhão de Engenharia de Construções do Exército Brasileiro, sediado em Lages.

O deputado defende que a definição do trajeto seja balizada por uma estratégia que resulte na integração e impulsione o desenvolvimento regional do estado. “Os debates dos quais temos participado estão sendo marcados pela ampla participação dos mais diversos setores, o que é excelente, já que a sociedade deve ser ouvida. A ferrovia terá um impacto muito grande na economia estadual e dos municípios por onde passará, além de garantir perspectiva de futuro para o modelo agroindustrial. Serão investidos mais de R$ 6 bilhões na construção”, destacou Dresch.

Ligação bioceânica
O deputado também falou sobre a importância de o traçado da ferrovia ser estendido até Dionísio Cerqueira, na fronteira com a Argentina, para que no futuro este seja o primeiro corredor ferroviário bioceânico, interligando os portos catarinenses ao Porto de Antofagasta, no Chile.

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