Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/09/2017 - 15h46min

Deputado defende a ampliação do Colégio Militar para outras regiões

Imprimir Enviar
Deputado Gabriel Ribeiro

O exemplo de Lages está se ampliando para outras regiões de Santa Catarina. Esta foi a base do pronunciamento que o deputado Gabriel Ribeiro (PSD) levou à tribuna da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira ao explicar o processo de expansão do Colégio Militar Feliciano Nunes Pires.

O governo do Estado trabalha com a possibilidade de instalar a escola, que tem sede na Capital, nas cidades de Joinville, Blumenau e Laguna, sendo que em Joinville o processo está mais adiantado e deve recebê-la no ano que vem.

Lages tem a primeira unidade do interior do Estado, implantada em fevereiro de 2016, fruto de um trabalho que começou com Gabriel Ribeiro ainda quando era secretário de desenvolvimento regional. Na tribuna, o parlamentar enfatizou o desempenho do Colégio Militar em vestibulares e os valores éticos e morais seguidos. “Aquela agressão à professora de Indaial (Márcia de Lourdes Friggi) e outras que ocorrem nas escolas jamais ocorreriam no Colégio Militar, pois lá há disciplina, lá os estudantes conhecem seus direitos e seus deveres”.

Lages tem 140 estudantes no Colégio Militar e outros 70 entrarão no ano que vem. O ingresso é no 6º ano do fundamental, e a escola tem até o 3º ano do ensino médio.  Os professores são civis e os monitores, militares. Os alunos são acompanhados e quando um deles precisa de reforço, este é feito por um professor militar. Já os monitores são os responsáveis pela disciplina e também por fazer a ponte entre a escola e as famílias.

Um dos diferenciais do Colégio Militar é a integração família e escola, salientou Gabriel Ribeiro. Além dos pais acompanharem o desenvolvimento dos filhos, há uma série de eventos em que os pais estão presentes na escola, como gincanas, atos solenes, desfiles, homenagens a alunos que se destacam.

Desempenho
O deputado ainda ressaltou a qualidade do ensino no Colégio Militar. Em Lages, os alunos ainda são crianças, mas a escola segue o mesmo método da sede em Florianópolis, onde as turmas maiores obtêm bons resultados. No último vestibular da UFSC, 18% dos inscritos oriundos do Colégio Militar foram aprovados. No Idep (Prova Brasil – conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática), o colégio da Capital obteve o primeiro lugar em Santa Catarina. E no Enem, conquistou cinco prêmios Educador Elpídio Barbosa como melhor escola da Capital.

O parlamentar fez referência ao périplo que realizou, quando secretário regional, junto com o então comandante da 2ª Região da Polícia Militar (sede em Lages) coronel Zinder Cardoso, para que o Colégio Militar se instalasse em Lages. Estiveram com a direção do Colégio Militar, comando da PM e nas secretarias da Educação e da Segurança para mostrar a importância da instalação da escola em Lages.

Agora, destaca o deputado, “vejo com satisfação que o propósito do governo é levar o colégio, seus valores, sua disciplina, para outros municípios”. O secretário da Educação, Eduardo Deschamps, justificou a ampliação ao dizer que a metodologia de ensino do Colégio Militar é diferenciada e é importante expandi-la para o Estado.

 

Tarcísio Poglia

(48) 99165.9742 e 3221.2695

Assessor de imprensa

Gabinete do deputado Gabriel Ribeiro

www.comgabriel.com

Voltar