Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/04/2024 - 17h52min

Sérgio Guimarães cobra de ministro dos Transportes túnel no Morro dos Cavalos

Imprimir Enviar
Deputado Sergio Guimarães acompanha entrevista do ministro dos Transportes, Renan Filho

Durante visita do ministro dos Transportes, Renan Filho, a Santa Catarina, o deputado Sergio Guimarães (União) cobrou o túnel para resolver problemas no Morro dos Cavalos, em Palhoça. O local foi cenário de desastre climático no sábado (13) que deixou a BR-101 totalmente bloqueada até o início desta semana. Guimarães levantou a bandeira e se comprometeu a buscar apoio para que essa obra seja realizada o mais breve possível.

Nesta quarta-feira (17), o parlamentar esteve na sede da empresa concessionária que tem responsabilidade sobre o trecho na rodovia federal. Na ocasião, Sérgio Guimarães recebeu a informação do diretor superintendente, César Sass, de que um túnel naquela área não está previsto no contrato de concessão.

Diante da negativa, o deputado catarinense aproveitou a presença do ministro para ressaltar o episódio registrado no Estado que interrompeu o fluxo por mais de três dias, prejudicando não só a economia de Santa Catarina, mas de estados vizinhos como Paraná e Rio Grande do Sul, gerando problemas ainda para países como Argentina e Uruguai, que utilizam a BR-101 para transporte de cargas. “Não dá mais para conviver com essa situação, que se repete a cada temporal que atinge a região e o problema não é de hoje, são décadas de espera por solução.” 

O ministro dos Transportes, que veio para a inauguração de um centro de apoio a motoristas na mesma cidade em que usuários da BR-101  ficaram mais de 36 horas sem poder seguir ou voltar, confirmou ao deputado que o governo federal vai estudar a construção do túnel. "A otimização dos contratos a gente precisa tentar fazer esse ano, mas serão feitas com o volume de recursos viabilizados pela otimização dentro do prazo e da execução dos projetos e das licenças ambientais”, explicou.

O ministro ressaltou ainda que as licenças não são os maiores desafios, mas sim a liberação de recursos para executar a obra. Sérgio Guimarães reforça que vai dar início a uma grande campanha para que esse túnel não caia no esquecimento, como já ocorreu no passado. “Vou esgotar todas as as possibilidades para garantir que motoristas que trafegam pela BR-101, em Palhoça, minha cidade, não fiquem reféns da falta de empatia e investimentos públicos.” 

Acompanhe Sérgio Guimarães


Sérgio Guimarães
Voltar