Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/06/2017 - 15h45min

Deputado cobra que governo federal regularize estoque do milho em SC

Imprimir Enviar
Deputado Natalino Lázare

Santa Catarina tem expectativa de ter uma safra de milho de 3,06 milhões de toneladas. O deputado Natalino Lázare (PR) afirmou, durante a sessão desta quinta-feira, 1º, que o governo federal precisa voltar os olhos para a regularização dos estoques da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com a Epagri, a expectativa é que o Estado tenha um crescimento de 12,17% em relação à última safra, com aumento também no rendimento médio, que pode chegar a oito toneladas por hectare.

“Nós consumimos 6 milhões de toneladas, mais que o dobro do que produzimos, isso significa que temos um déficit do produto em Santa Catarina. Em função da supersafra, o preço do milho caiu e temo que isso se reflita na próxima safra, sendo um impeditivo para que o agricultor opte por plantar o insumo”, explica o deputado Natalino.

O parlamentar ainda ressalta que é preciso investir em armazenagem e o governo precisa se preocupar mais com os estoques reguladores. “O executivo nacional deveria aproveitar esta supersafra para regularizar o mercado. Esta falta de planejamento é imperdoável. Não podemos repetir os mesmos erros de anos anteriores, no qual o mesmo navio que levava o milho para outros países fique esperando para trazer o milho de fora, quando precisarmos, com o preço mais alto do que aqui”, aponta.

Na região
A região de São Miguel do Oeste teve o maior crescimento na produção de milho em Santa Catarina. Na safra 2016/17 a expectativa é de que sejam colhidas 365 mil toneladas, 29,37% a mais do que na última safra. A alta na produção é reflexo do aumento de 22,73% no rendimento, chegando a sete toneladas por hectare.

Maior produtor estadual do grão, a região de Chapecó deve colher 559,2 mil toneladas nesta safra, 5,3% a mais do que na safra 2015/16. Outro importante pólo produtor, a região de Joaçaba espera uma safra de 543,6 mil toneladas, um crescimento de 22,5%. A expectativa é de que o aumento na produção supere os 10% também nas regiões de Curitibanos, Xanxerê, Rio do Sul e Ituporanga.

 



Assessoria de Comunicação - (48) 3221-2638
Jornalistas:
- Fabian Lemos
fdeoliveiralemos@gmail.com - (48) 9 9830-9943
- Guilherme Garcia
guilherme@alesc.sc.gov.br - (48) 9 8406-4891

Voltar