Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/01/2017 - 10h29min

Comissão de Assuntos Municipais é apresentada à nova presidente da Fecam

Imprimir Enviar
Deputado Natalino Lázare e prefeita Adeliana Dal Pont. FOTO: Divulgação/Mafalda Press

Dezenas de prefeitos catarinenses elegeram a prefeita de São José, Adeliana Dal Pont (PSD), para comandar a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) na gestão 2017/2018. A eleição ocorreu na última nesta sexta-feira (27), na Associação de Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis).

Na oportunidade, o deputado estadual Natalino Lázare (PR) entregou para Adeliana a proposição de criar na Assembleia Legislativa a Comissão de Assuntos Municipais. “O intuito é suprir uma importante lacuna no Parlamento catarinense quanto ao atendimento de demandas municipais, tendo em vista que os municípios são os entes federados mais próximos do cidadão e, portanto, devem merecer especial atenção”, destacou o deputado.

A nova presidente ressaltou em seu discurso de posse a importância do diálogo na mobilização pelas causas municipalistas. “É tempo de diálogo, de união. Eu estou pronta para dialogar, para fazer o embate. Somos um ente da Federação e, para sermos respeitados, precisamos ir à luta todos os dias.”

Uma das pautas iniciais definidas por Adeliana é mobilizar os prefeitos catarinenses para pressionar os deputados federais e senadores a derrubarem os vetos do presidente Michel Temer (PMDB) à lei de reforma do Imposto sobre Serviços de qualquer natureza (ISS). O movimento municipalista defende que a arrecadação com o ISS nas vendas com cartões de crédito seja distribuída para o município de consumo do serviço e não destinado apenas para o local onde ficam as operadoras de cartões.

A prefeita de São José recebeu o cargo da prefeita de São Cristóvão do Sul, Sisi Bllind, que deixa a presidência, mas permanece no Conselho Executivo da entidade como 2ª vice-presidente. Quem completa o novo Conselho Executivo é o prefeito de Itajaí (AMFRI), Volnei Morastoni, como 1º vice-presidente; o prefeito de Caçador (AMARP), Saulo Sperotto, como 3º vice-presidente; o prefeito reeleito de Rodeio (AMMVI), Paulo Roberto Weiss, como 1º secretário; e o prefeito de Itapoá (AMUNESC), Marlon Roberto Neuber, como 2º secretário.

O Conselho Fiscal é integrado por oito titulares e sete suplentes, todos prefeitos. Os Conselhos Executivo e Fiscal, juntamente com o Conselho Deliberativo, composto pelos prefeitos que presidem as 21 Associações de Municípios de Santa Catarina, formam o Conselho Político da Fecam, pluripartidário e contemplando todas as regiões do estado.

Guilherme Garcia
Assessor de Imprensa
Deputado Natalino Lázare
(48) 3221-2638 | (48) 98406-4891 |Fax (48) 3221-2839
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC)
Rua Jorge Luz Fontes, 310 - Gab. 102 - CEP.: 88.020-900

Voltar