Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/09/2017 - 12h22min

Deputado acompanha colocação dos mastros no veleiro de pesquisas Eco

Imprimir Enviar
Deputado Gabriel Ribeiro na Escola do Mar, em Biguaçu

O barco de pesquisas Eco ganhou cara de veleiro na tarde desta terça-feira, na Escola do Mar em Biguaçu: recebeu os dois mastros de 23 metros de altura cada um. O batismo está marcado para os dias 2 e 3 de outubro, durante eventos náuticos em Itajaí.

Este veleiro está recebendo os acabamentos, e a colocação dos mastros foi acompanhada pelo presidente da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento do Setor Náutico da Assembleia Legislativa, Gabriel Ribeiro (PSD), pelo presidente da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC), Sérgio Gargioni, e pelo prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger.

O Eco é o primeiro veleiro brasileiro construído para pesquisas no mar, e seu foco será dimensionar e analisar os efeitos do lixo no ambiente. Recebeu um investimento de R$ 3 milhões, financiados pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e a própria Fapesc.

Conforme o professor Orestes Alarcon, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, onde o barco foi construído, o mundo joga no mar 8 milhões de toneladas de lixo por ano, e o veleiro Eco vai auxiliar, por exemplo, a analisar os efeitos dos detritos na cadeia alimentar marinha, que começa com os plânctons. Já o deputado Gabriel Ribeiro se comprometeu a estudar outras formas que auxiliem o financiamento do projeto.

Após o batismo, o veleiro ficará em Itajaí durante o mês de outubro. Depois partirá para Recife, onde fará as primeiras pesquisas com lixo no mar. A próxima ancoragem será nas ilhas de São Pedro e São Paulo, a 700 milhas (quase 1,4 mil quilômetros) náuticas da costa brasileira, onde serão observados se os plânctons estão morrendo. Em seguida, o Eco descerá para a Bahia, onde os pesquisadores vão analisar a situação dos corais em Abrolhos.

 

Tarcísio Poglia
(48) 99165.9742 e 3221.2695
Assessor de imprensa
Gabinete do deputado Gabriel Ribeiro
www.comgabriel.com

Voltar