00:15 Sessão Ordinária

11/06/2018 - 10h47min

Deputada Luciane trata dos temas da segurança pública com novo secretário da SSP

A deputada estadual Luciane Carminatti recebeu em seu gabinete na Alesc, na última semana, o secretário de Estado da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Junior. A parlamentar apresentou demandas dos municípios catarinenses e tratou do aumento do efetivo, dos investimentos em infraestrutura e das ações de enfrentamento à violência contra a mulher.

De acordo com Luciane, um dos principais pedidos das lideranças dos municípios visitados pela deputada tem sido a ampliação do número de policiais civis e militares. “Infelizmente, demanda essa que não será possível atender, pois não há uma perspectiva de novas contratações, segundo o secretário. O foco do governo é trabalhar com os profissionais existentes e com força-tarefa nas regiões onde há maior ocorrência de crimes”, expõe a parlamentar, questionando a decisão do governo. “Entendemos que o serviço de inteligência contribui para a redução dos índices de criminalidade, mas como ficam os municípios que estão desassistidos, com equipes incompletas e turnos sem policiais atuando para proteger a população?”.

Com relação à melhoria da infraestrutura, a informação é de que o Estado atua na implantação de um sistema que integre câmeras de monitoramento de instituições públicas e privadas.

Também está em procedimento licitatório a aquisição de 300 novas viaturas que substituirão aquelas em péssimo estado de manutenção. “Reforçamos a necessidade de que os municípios do interior sejam priorizados, por uma questão de justiça. Temos reafirmado, com base em fatos, que as regiões mais distantes da capital ficam sempre com a menor fatia de investimentos”, afirma Luciane. Entre os ofícios entregues ao secretário está o pedido de 8 viaturas para o Batalhão de Chapecó.

Violência contra a mulher

A preocupação do aumento da violência contra as mulheres, especialmente da violência doméstica, praticada na maioria das vezes por companheiros ou ex-companheiros, também foi pauta de reivindicação da deputada. Coordenadora da Bancada Feminina da Alesc, Luciane organizou seminários em 12 cidades para debater o tema com a população do campo e da cidade.

“O Estado ainda não assinou oficialmente o compromisso de implementar o Pacto Maria da Penha, mas o secretário demonstrou interesse em continuar trabalhando no combate à violência. Precisamos ampliar o número de equipes nas delegacias, preferencialmente com mulheres profissionais no atendimento às vítimas. Também temos o desafio de levar os mecanismos de proteção até as mulheres do campo, pois elas estão ainda mais sozinhas e distantes no enfrentamento à violência”.

Importância de registros de BOs

Ao receber demandas dos municípios, entre eles Ilhota, o secretário recomendou como a população pode ajudar no combate à violência. Uma das formas é sempre fazer o registro da ocorrência, de forma física ou pela internet.

“Em várias ocasiões, os indicadores chegam à Secretaria de Segurança como positivos, sem registros de furtos e roubos. Mas quando nós conversamos com a população, a realidade é outra. Por isso, é importante que o cidadão faça a sua queixa, até para que nós, parlamentares, possamos cobrar respostas e investimentos do governo. Não só mais policiais e viaturas, como também ruas iluminadas, escolas atrativas e projetos culturais e de esporte que envolvam as crianças e adolescentes. Significa oferecer uma oportunidade para que muitos escolham outro caminho, não o do crime”, conclui Luciane.

ESTER KOCH DA VEIGA
WhatsApp 049 99177 1112