Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/05/2014 - 12h50min

Deputada Luciane quer implantar boas experiências de políticas para mulheres em SC

Imprimir Enviar


Trazer boas experiências, projetos e programas de combate à violência contra a mulher para Santa Catarina é o desafio da deputada estadual Luciane Carminatti, que protocolou na última semana, em Brasília, o pedido de um seminário com a participação e cooperação da Secretaria de Políticas para as Mulheres, em nome da ministra Eleonora Menicucci.

Devido aos diversos programas e projetos desenvolvidos pelo Governo Federal em todo o país e, por outro lado, Santa Catarina não ter orçamento específico para políticas públicas voltadas às mulheres, a deputada defende que é preciso mobilizar a sociedade e pressionar o governo estadual para criar ações que garantam vida digna às catarinenses.

“Tivemos avanços na luta pela igualdade de direitos e o empoderamento da mulher, mas ainda precisamos vencer grandes batalhas, entre elas o fim da violência, que deixa nossas cidades catarinenses entre as 100 que mais cometem crime contra a mulher nesse país”, disse Luciane.

A proposta é trazer para Santa Catarina ações dos programas como o ‘Mulher, Viver sem Violência’ e o ‘Pró-Equidade de Gênero e Raça’. “Há recursos e bons projetos. Nosso Estado só precisa se conscientizar que ao promover os direitos da mulher melhora a vida de toda a sociedade”, defendeu a deputada.

Quilombo
A deputada também entregou na Secretaria de Políticas para as Mulheres um pedido do município de Quilombo para aprovação do projeto 020779/2014, que promoverá debates, cursos, palestras para promoção de políticas de igualdades para as mulheres, a realização de atividades de conscientização sobre violência doméstica e a organização em torno do Conselho Municipal de Direitos da Mulher.

A justificativa do município está voltada principalmente por sua economia ser dependente da agricultura, serviços e indústrias. “Muitas jovens abandonam o campo por falta de oportunidades, há excesso de trabalho e pouco ganho, a violência doméstica ocorre com frequência, além de que muitas mulheres não têm conhecimento pleno de seus direitos. Portanto, esse projeto é fundamental para promover vida mais digna às mulheres do município”, assinala Luciane.

Pinhalzinho
Para o município de Pinhalzinho, a deputada Luciane pediu a aprovação do projeto nº 023116/2014, que desenvolverá ações de qualificação profissional para as mulheres, como produção orgânica, plantas medicinais, capacitação têxtil, manuseio de resíduos sólidos, entre outros. O objeto é a formação política de gênero e qualificação profissional para as mulheres, através de realização de seminários e cursos de formação.

ESTER KOCH DA VEIGA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
048 9911-0347
RAFAELA MENIN
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
049 9183-6339

Acompanhe Luciane Carminatti


Luciane Carminatti
Voltar