Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/11/2012 - 13h45min

Deputada Luciane Carminatti presta homenagem a Marcelino Chiarello

Imprimir Enviar
Deputada Luciane Carminatti (PT)

Nesta segunda-feira (19) a Assembleia Legislativa de Santa Catarina realiza sessão solene para outorga da Comenda do Legislativo Catarinense. Na solenidade, que acontece às 19h, no Plenário Osni Régis, cada parlamentar vai homenagear uma personalidade ou entidade que se destaque no estado.
A deputada Luciane Carminatti indicou para receber a homenagem o professor e vereador de Chapecó, Marcelino Chiarello (in memórian), morto em novembro do ano passado, em sua própria casa.
“O Marcelino merece essa homenagem, pois foi uma das pessoas mais justas e humanas que conheci. Foi líder comunitário e sempre defendeu os interesses do povo e dos mais fracos. Como professor, sempre buscou formar cidadãos críticos e participativos. Como pai e esposo sempre foi dedicado. Como companheiro de luta, foi corajoso e defensor da justiça e da igualdade entre as pessoas”, destaca  a deputada Luciane.
A homenagem será entregue à esposa de Marcelino, Dione, pelo deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), em função de Luciane estar em licença-maternidade.

Quem foi Marcelino Chiarello
Nasceu em Caxambu do Sul e, em 1988, mudou-se para Chapecó, foi aluno de D. José Gomes até 1993 e professor da rede Estadual de Ensino. Conhecido por sua militância em movimentos sociais e comunitários, Chiarello também participou do SINTE, das Pastorais Sociais da Igreja Libertadora de D. José Gomes, da Associação de Moradores e da Unichap. Chiarello marcou presença no Governo Municipal de José Fritsch e Pedro Uczai, quando coordenou o maior instrumento de participação popular de Chapecó que foi o Orçamento Participativo.
Em 2004 elegeu-se vereador e foi reeleito em 2008. Sua atuação teve a marca de fiscalização, proposição e presença nas comunidades. Defendeu os servidores e o serviço público, combateu as terceirizações e buscou a garantia de um serviço público de qualidade para a população, fazendo sempre uma oposição responsável e atuante. Em 28 de novembro de 2011, foi brutalmente assassinado.

Acompanhe Luciane Carminatti


Luciane Carminatti
Voltar