Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/02/2018 - 12h53min

Deputada Luciane atuará para derrubar veto ao abono de faltas de professores

Imprimir Enviar

Na retomada das atividades do parlamento catarinense neste ano, a deputada estadual Luciane Carminatti atuará com prioridade pela derrubada de veto do governo Colombo à lei de abono das faltas dos professores que participaram de assembleias, paralisações e greves da categoria entre 2012 e 2017.

A lei que alterou pontos no Plano de Carreira do Magistério Público Estadual foi aprovada em dezembro passado, mas ao sancioná-la o governo excluiu as emendas que abonavam as faltas dos professores - uma delas de autoria da deputada Luciane. Com as faltas mantidas no sistema os profissionais não alcançam progressão salarial e outros benefícios.

De acordo com a parlamentar não há motivos para manter o veto, principalmente porque a lei foi construída em consenso com os deputados da base do governo. Por outro lado, os professores recuperaram os dias de ausência e receberam pelas horas trabalhadas, portanto, não têm pendências com o Estado.

“O que impede o governo de abonar as faltas é apenas decisão política, pois manter a falta no sistema castiga mais de 13 mil professores que foram às ruas lutar pela garantia de direitos e valorização à carreira”, afirma Luciane.

Segundo a deputada, tudo começou quando os professores foram às ruas em 2011 para reivindicar o piso nacional, direito que só foi adquirido porque a justiça determinou ao Estado o pagamento. De lá para cá, a cada ano os profissionais da educação precisam protestar para terem aumento salarial ou não perderem benefícios.

“Quem está na sala de aula sabe quantos direitos foram tirados nos últimos anos por este governo que é contra a educação. É contra mais essa arbitrariedade que vamos intensificar nossa luta em defesa dos professores e esperamos ter o apoio de todos os deputados para a derrubada do veto”, assinala Luciane.

Acompanhe Luciane Carminatti


Luciane Carminatti
Voltar