Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/03/2017 - 15h31min

Deputada acompanha audiência de psicólogos e assistentes sociais com TJSC

Imprimir Enviar
Deputada Luciane Carminatti em reunião no Tribunal de Justiça

Profissionais reivindicam prorrogação do concurso e contestam terceirização

A deputada Luciane Carminatti (PT) acompanhou, nesta semana, representantes do Conselho Regional de Psicologia, do Conselho Regional de Serviço Social e do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sinjusc) em audiência com o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador José Antônio Torres Marques, para tratar da atuação de profissionais das duas áreas no judiciário catarinense. Entre as reivindicações está a prorrogação do concurso público do TJ e mudanças no Projeto de Lei Complementar 14/2016, que possibilita a terceirização de assistentes sociais e psicólogos para atendimento nas comarcas do estado.

Luciane explica que o PLC regulamenta o repasse de parte dos recursos do Fundo de Reaparelhamento da Justiça (FRJ) para o Fundo de Acesso à Justiça (FAJ), mas em um dos artigos permite a contratação de psicólogos e assistentes sociais, mediante convênio, credenciamento ou designação judicial. Ou seja, profissionais não concursados, que passam a assumir laudos sem que haja vínculo institucional e acompanhamento permanente por parte do judiciário.

De acordo com os representantes das categorias, a psicologia e a assistência social têm papel fundamental na garantia do acesso à justiça, mas a contratação desses profissionais como prestadores de serviço aumenta a rotatividade e impede o vínculo com o cidadão que precisa de um atendimento qualificado e constante, como é o caso de mulheres vítimas de violência, de crianças em situação de abandono e de processos de adoção.

"Especialmente nos casos sociais, a terceirização nunca é a melhor opção. Este PLC resolve um problema, que é do imediatismo, pois muitas comarcas estão com grande demanda. Por outro lado, há profissionais aprovados em concurso público nas duas áreas aguardando chamada, preparados para darem suporte às famílias que tiveram seus direitos violados. Nossa atuação será impedir a aprovação desse ponto do Projeto e evitar que futuramente a lei abra portas para terceirizar todo esse atendimento, prejudicando o cidadão que precisa de acolhimento da justiça", afirma Luciane.

A boa notícia para os aprovados no último concurso - que venceria no próximo mês de abril - é a prorrogação do prazo de validade por mais dois anos, compromisso assumido pelo presidente do Tribunal de Justiça de SC.


 

ESTER KOCH DA VEIGA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
048 9911-0347
WhatsApp 049 9177 1112

Acompanhe Luciane Carminatti


Luciane Carminatti
Voltar