Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/11/2019 - 08h34min

Deputada homenageia delegada que atua em defesa das mulheres

Imprimir Enviar

A deputada Marlene Fengler (PSD), homenageou na noite de segunda-feira (25) com a entrega da Comenda do Legislativo a delegada Patrícia Maria Zimmermann D'Ávila, coordenadora das Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (Dpcami) no Estado, pela atuação da policial em defesa dos direitos das mulheres vítimas de violência. “A Comenda do Legislativo é uma forma de reconhecer pessoas, entidades e empresas que se destacam por ações que tenham contribuído para tornar nosso estado mais desenvolvido, justo e humano. E a delegada Patrícia tem sido incansável no enfrentamento da violência contra as mulheres no nosso estado. Fico feliz em poder fazer esse reconhecimento a uma profissional que inspira outras mulheres com o seu trabalho", disse Marlene ao lembrar da parceria com a delegada em diversas ações neste ano.

Entre maio e junho, a delegada participou das seis audiências públicas macrorregionais sugeridas e coordenadas pela deputada Marlene para debater o aumento dos casos de violência contra as mulheres e os crimes de feminicídio. Em todas as ocasiões a policial ressaltou que o crescimento dos índices em Santa Catarina está relacionado também ao fortalecimento das redes de enfrentamento e a facilidade no acesso aos canais de denúncia.

— Trabalhamos duro para conscientizar as vítimas a procurarem ajuda no primeiro ato de violência. Não podemos deixar o ciclo da violência evoluir e terminar em feminicídio — destacou a delegada que esteve nos encontros realizados em Florianópolis, Lages, Tubarão, Blumenau, Joinville e Chapecó. Em todas as oportunidades, ela lembrou que, até chegar ao feminicídio, a mulher está correndo riscos há muito tempo e, por isso, é necessário que as vítimas procurem a polícia desde a primeira ameaça. Este ano, até esta segunda-feira, foram registrados no estado 52 casos de femicídio em Santa Catarina.

Patrícia também é responsável pela propagação em todo o estado do programa PC por Elas, um conjunto de ações que promove acolhimento e acompanhamento de mulheres em situação de vulnerabilidade social e que sofreram violência doméstica. “Nós buscamos, por meio da escuta humanizada, o atendimento digno em um local adequado. Precisamos fazer com que a mulher rompa o silêncio e crie coragem para denunciar a violência que ela sofre e fazer esse enfrentamento, com grupos de mulheres”, explicou a delegada, ao ressaltar também a necessidade de trabalhar com o agressor, para que ele não repita o mesmo comportamento em outras relações. Da mesma forma defende que o debate se dê também nas escolas, "visando uma redução futura dos índices".
Ao receber a Comenda do Legislativo, Patrícia disse que "a homenagem é um incentivo a seguir firme na luta em defesa da mulher catarinense que sofre violência".

A Comenda
Todos os anos a  Assembleia Legislativa realiza uma sessão solene para conceder a Comenda do Legislativo, maior distinção do Parlamento catarinense. A honraria destaca personalidades e organizações que contribuíram para o engrandecimento social, cultural, político e econômico de Santa Catarina. A cerimônia foi conduzida pelo presidente em exercício da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB). Trinta pessoas e nove organizações foram homenageadas nesta edição de 2019. Instituída pela Resolução 2/2008, a comenda unificou as homenagens concedidas pelo Parlamento Estadual e prestigia, sem diferenciação, os contemplados que foram indicados de forma democrática pelos deputados estaduais. Este ano, o deputado Milton Hobus (PSD) falou em nome dos parlamentares e destacou o espírito desbravador e empreendedor do povo catarinense. Em nome dos homenageados, falou o indicado pelo deputado Dr. Vicente (PSDB), o escritor, palestrante e músico, Marcos Petry, que também é produtor de conteúdo no canal Diário de um Autista.

Rossani Thomas
Assessoria de Imprensa Dep. Marlene Fengler
Fone: (48) 3221-2692 / (48) 99963-3236
rossanithomass@gmail.com

Voltar