Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/06/2017 - 12h47min

Deputada entrega Moção de Aplauso à Escola Profª Júlia Miranda e ouve reivindicações sobre estrutura

Imprimir Enviar
Deputada Ana Paula Lima e professores da escola de Navegantes

A deputada Ana Paula Lima (PT) entregou, na tarde desta segunda-feira (12), à Escola de Educação Básica Profª Júlia Miranda de Souza, de Navegantes, Moção de Aplauso da Assembleia Legislativa de Santa Catarina em louvor pelos 70 anos de atuação na educação do município.

A escola,que há 70 anos funciona em Navegantes, tem papel fundamental no crescimento do município e região. Responsável por formar profissionais para o Magistério e técnicos em contabilidade, a escola passou ao longo dos anos por diversas fases, mas jamais deixou de ser referência no ensino. “É através da educação que faremos a transformação da sociedade, e por isso precisamos lembrar e homenagear esse educandário que tem papel fundamental na história de Navegantes e região”, destacou a deputada.

Hoje, são cerca de 1.400 alunos divididos em três turnos, e cerca de 60 profissionais, entre professores e funcionários que continuam trabalhando pela educação de adolescentes e jovens. “Esse é um momento muito especial e que devemos agradecer, pois a deputada além de homenagear nosso Colégio também faz com que relembramos a história dessa escola que é exemplo em nossa região”, agradeceu o gestor/diretor, Charles Soares.

Melhoria na infraestrutura
Durante a entrega da moção que foi acompanhada por alunos, professores e representantes da Associação de Pais e Professores (APP), a deputada recebeu algumas reivindicações referentes a estrutura da escola, especialmente na parte elétrica do prédio.

De acordo com a presidente da APP, Kelly Emely Antônio, em 2012, a escola recebeu aparelhos de ar condicionado que foram instalados em 2014, contudo, por falta de estrutura de energia elétrica, os aparelhos não podem ser utilizados, expondo os estudantes e professores a uma situação que atrapalha o convívio e a aprendizagem.
Segundo Kelly, alunos, direção e pais tem reiteradamente cobrado das autoridades estaduais as providências, mas até o momento não tem recebido nenhuma solução. “São três anos buscando uma resposta para isso, mas sempre sem sucesso. Enquanto isso, chega o verão e nossos alunos e professores sofrem em sala de aula”, comenta a presidente.

A deputada ouviu as reivindicações e se colocou à disposição para auxiliar na busca de solução para os problemas da escola, além de destacar o envolvimento dos alunos, pais e professores nesse processo. Ana reforçou que a educação tem papel fundamental na sociedade e que não é justo alunos e professores não terem um espaço adequado para ensinar e apreender.

A história
Tudo começou há mais de 70 anos. O Decreto Estadual de nº 3672 de 09 de dezembro de 1946 criou o Grupo Escolar Profª Júlia Miranda de Souza. A primeira professora foi Edy Vieira Wendausen Rothbarth e a primeira funcionária, a época chamada de serviçal, foi a senhora Maria Neves Rodrigues.

Foi em 1947 que o Grupo Escolar Júlia Miranda de Souza iniciou suas atividades oferecendo aos moradores de Navegantes, a época pertencente ao município de Itajaí o ensino regular. Iniciou com 217 alunos. A professora Maria Ivone Müller, conhecida como dona Wanda Toledo, narra que as primeiras aulas foram realizadas numa sala cedida pela empresa COBRAZIL.

Em 1948 passaram a funcionar na residência da mãe de Alexandre Emídio. Já em 1949 a escola passou a funcionar num espaço mais apropriado: a Colônia dos Pescadores. Em 1950 os alunos do 4º ano tiveram sua formatura do chamado ensino primário.

Foi em 1955 a inauguração do prédio do Grupo Escolar, no mesmo espaço onde hoje estamos reunidos. O decreto nº 6258 de 20 de fevereiro de 1967 mudou a denominação do Grupo Escolar para “Ginásio Normal Professora Júlia Miranda de Souza”.

Pelo decreto nº 10.498 de 17 de fevereiro de 1971 o Colégio Normal passou a ser Escola Básica com o ensino de primeiro grau completo (1ª a 8ª série). Em 19 de março de 1976, através do decreto nº 260 transforma a Escola Básica em Colégio Estadual com o ensino do 1º e do 2º grau. Passaram a ser oferecido os cursos de Magistério e Contabilidade.

A homenageada Júlia Miranda de Souza foi a professora, que por décadas, ensinou no município de Itajaí, a quem Navegantes pertencia. Por iniciativa do prefeito Lito Seára, o primeiro estabelecimento de ensino de Navegantes foi uma homenagem a esta educadora que viveu entre 1849 e1940.

 

Gabinete da Deputada Ana Paula Lima
(47) 99696 0969

Voltar