Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/03/2015 - 13h25min

Deputada Dirce representa SC no Parlasul

Imprimir Enviar
Deputada Dirce Heiderscheidt FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

Coordenadora da Bancada Feminina na Assembleia Legislativa, a deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB) tem um novo desafio em 2015. Ela  assume a partir de hoje, dia 25 de março, o  Parlasul, um parlamento dos países que integram o Mercosul.

A deputada Dirce e o deputado Leonel Pavan (PSDB) irão representar Santa Catarina nesse parlamento, composto por 37 integrantes titulares, dos quais 27 são deputados e 10 senadores. O mandato dos representantes terminou no final de 2014 e agora as lideranças devem indicar os nomes que integrarão o Parlasul para mandato na 55º legislatura.  Todas as reuniões são públicas e as discussões e votações são abertas, exceto quando aprovado requerimento pela maioria dos presentes modificando o tipo de votação. A sede do Parlasul fica em Montevidéu, Uruguai, e cada representação mantém uma secretaria nos respectivos Congressos Nacionais.

Para entender
O Congresso Nacional aprovou na terça, dia 17, substitutivo do senador José Pimentel (PT-CE) ao projeto de resolução (PRN 2/2015) que garante novo mandato para a Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul).

Caberá à nova representação brasileira exercer o papel de órgão de ligação entre o Congresso Nacional e o Parlamento do Mercosul. A representação deverá apreciar e emitir parecer sobre todas as matérias de interesse do bloco regional que venham a ser submetidas ao Congresso. Ela poderá ainda realizar audiências públicas, com entidades da sociedade civil e examinar anteprojetos encaminhados pelo Parlasul. Esses anteprojetos podem se tornar leis nacionais em cada Estado parte, com o objetivo de harmonizar as legislações sobre determinados temas nos países que integram o Mercosul.

Todas as reuniões são públicas e as discussões e votações são abertas, exceto quando aprovado requerimento pela maioria dos presentes modificando o tipo de votação.

Jornalista Valquíria Guimarães
Assessoria de Comunicação
Deputada Dirce Heiderscheidt

Voltar