Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/12/2017 - 15h36min

Deputada Dirce faz balanço de 2017

Imprimir Enviar
Deputada Dirce Heiderscheidt
FOTO: Solon Soares/Agência AL

A deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB) está em seu segundo mandato na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Sua maior bandeira no parlamento é o “Social”, trabalhar para melhorar a qualidade de vida dos mais necessitados, idosos, deficientes, crianças e mulheres vitimas de violência.

Entre suas primeiras ações e projetos de lei de sua autoria estão a que instituiu o Outubro Rosa e o Novembro Azul, ambas intensificam as ações voltadas para a saúde da mulher e do homem catarinense. Criou o Fórum Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa e também a lei que marca o dia 15 de setembro como Dia Estadual em Defesa da Pessoa Idosa. Também fez a indicação para criação do Fundo estadual do Idoso, que foi aprovado na última semana. Em 2016 foi autora da lei Agosto Dourado, que incentiva as campanhas voltadas para a amamentação e em 2017 realizou o II Congresso Catarinense de Aleitamento Materno.

Uma das principais conquistas foi a aprovação da lei que regulamentou a obrigatoriedade da divulgação do Disque 180 em todos os estabelecimentos de Santa Catarina, essencial para as denúncias de violência contra a mulher. Também criou um projeto de lei, em tramitação, que obriga escolas a disponibilizarem vagas para  mulheres vitimas de violência.

“Todas essas questões necessitam de atenção constante, durante todo ano batalhamos por novas ações que contribuam com todos esse segmentos da sociedade”, explicou a deputada.
Além da área social a deputada está sempre atenta a projetos que possam contribuir com os municípios tanto nas questões de saúde, educação, segurança, agricultura e infraestrutura.

Já é rotina no seu dia-a-dia como parlamentar acompanhar prefeitos, vereadores e lideranças em reuniões nos Ministérios, Secretarias Nacionais e Secretarias de Estado em busca de recursos. Só em 2017 foram quatro missões à Brasília buscando recursos de emendas parlamentares junto aos senadores e deputados federais de Santa Catarina, que resultaram em investimentos de mais de R$ 3 milhões para diversos municípios.

A deputada fez 35 emendas impositivas, documento onde os parlamentares destinam recursos aos municípios, no total de R$ 5,5 milhões.

“Como parlamentar não posso dar atenção apenas para uma área, todos necessitam de apoio e procuro auxiliar sempre que sou solicitada".

Em 2018 a deputada deverá assumir pela segunda vez a bancada feminina para continuar na luta pelos direitos das mulheres. “A frente da bancada poderemos realizar mais ações neste sentido e conquistar ainda mais espaço nos mais diversos segmentos da sociedade.”

Voltar