Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/02/2015 - 17h57min

Deputada Dirce fala sobre a conquista do voto feminino e a agenda para o Dia Internacional da Mulher

Imprimir Enviar
Deputada Dirce Heiderscheidt

Não há como esquecer: Há 83 anos, no dia 24 de fevereiro de 1932, as mulheres passaram a ter direito ao voto no Brasil.

O Brasil foi o segundo país da América Latina a conquistar o direito ao voto feminino, ficando atrás apenas do Equador. Hoje mais de 52% de eleitores são do sexo feminino. As estatísticas divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que o eleitorado feminino (52,13%) é maior do que o eleitorado masculino (47,78%) com uma diferença de 4% a mais de mulheres em todas as faixas etárias (de 16 anos até 79 anos ou mais). Os dados mostram ainda que o aumento do eleitorado feminino representou 5,81% a mais em relação às estatísticas de 2010 (51,82% à época). Já o eleitorado masculino (48,07%) teve crescimento de 4,54% neste ano.

“Apesar de as mulheres serem a maioria do eleitorado, a sua participação efetiva na vida pública ainda é preocupante”, avalia a coordenadora da Bancada Feminina da Assembléia Legislativa, deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB).

Ela acredita que um avanço importante para a mudança desse quadro em Santa Catarina é justamente a institucionalização da Bancada Feminina, que desde 2014 é oficial e, por isso, os pleitos e as ações das parlamentares mulheres catarinenses ganham um novo olhar e uma nova força. “Juntos somos mais fortes”,avalia Dirce. Santa Catarina ostenta assim o titulo de primeiro Estado da nação a criar uma Bancada Feminina, com estrutura e organização. 

Para a deputada Dirce Heiderscheidt, coordenadora da Bancada Feminina, a partir dessa estruturação começa um processo de conscientização e mobilização das mulheres catarinenses. “ Agora queremos fazer valer a força do voto feminino, já que somos maioria em Santa Catarina”, observa a parlamentar.

Outro pleito importante que é uma bandeira da Bancada Feminina é a criação de uma Secretaria Estadual para a Mulher e a  Casa da Mulher Brasileira.

Ainda a Bancada Feminina definiu a agenda para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. Uma programação especial está sendo montada para acontecer no dia 10 de março, a partir das 16hs, na Assembleia Legislativa.

Jornalista Valquíria Guimarães

Assessoria de Comunicação

Deputada Dirce Heiderscheidt

Voltar