Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/10/2015 - 13h08min

Deputada Dirce fala a respeito do Dia Internacional do Idoso e das audiências públicas sobre o tema

Imprimir Enviar
Deputada Dirce Heiderscheidt

Para marcar o Dia Internacional do Idoso, comemorado hoje,1º de outubro, a coordenadora do Fórum Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa, deputada  Dirce Heiderscheidt (PMDB), fala com propriedade a respeito da importância da adoção de politicas públicas voltadas para os  idosos em Santa Catarina. Defensora incontestável da bandeira do idoso - tanto que foi ideia dela a criação do Fórum Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa em 2011 na Assembleia Legislativa -   a parlamentar atravessa o Estado presidindo audiências públicas que tratam desse  assunto e que atraem cada vez mais público.

“Hoje, a população idosa representa 10% da população catarinense, cerca de 600 mil pessoas estão com idade acima de 60 anos”, afirmou.

A preocupação da parlamentar tem como fundamento as projeções da ONU, que indicam que até 2050 serão 2 bilhões de idosos no mundo. Hoje o Brasil tem um contingente de 23 milhões de pessoas com idade  acima de 60 anos e, em Santa Catarina, são 600 mil idosos. “ Essa certeza de que o mundo está envelhecendo serve de base para as ações e desafios  do Fórum Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa na Assembleia Legislativa”, disse.

Cinco audiências públicas que tratam do tema “Situação da Pessoa Idosa com Deficiência em SC na perspectiva de Saúde, Acessibilidade e Qualidade de Vida” estão acontecendo em todo o Estado.

A primeira audiência aconteceu em Urubici, na Serra catarinense, em agosto. Também aconteceram audiências em Penha, Brusque e Laguna, no Sul do Estado. Só para se ter uma ideia, 250 pessoas participaram do debate em Laguna. 

Na próxima quinta, às 14 horas, essa discussão será levada para o municipio de São José, na Grande Florianópolis. “Precisamos  verificar qual o olhar da sociedade para essa  população de idosos que apresenta algum tipo de deficiência. Quem são e como estão sendo tratados”, afirmou a parlamentar.

 

Jornalista Valquiria Guimarães
Assessoria de Comunicação
Deputada Dirce Heiderscheidt

Voltar