Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/10/2015 - 12h07min

Deputada Dirce fala a respeito da importância do Outubro Rosa em Santa Catarina

Imprimir Enviar
FOTO: Marcilio Arruda

A estatística é alarmante: O Brasil registra anualmente cerca de 50 mil novos casos de câncer de mama.

Essa doença é o segundo tipo mais frequente de câncer e o mais comum entre as mulheres. Segundo o Instituto Nacional do Câncer do Ministério da Saúde (INCA), o cancêr de mama é a maior causa de morte entre as mulheres brasileiras, principalmente na faixa entre 40 e 69 anos, com mais de 11 mil mortes por ano.

Em Santa Catarina, as mortes por câncer representam a segunda causa mais frequente de óbitos. Em primeiro lugar continuam as doenças do aparelho circulatório. Como a determinação se veste de rosa, começam em Outubro as mobilizações em prol da saúde da mulher catarinense.

E o  que já era importante, ganha ainda mais força há dois anos quando a onda rosa que invade Santa Catarina no Outubro Rosa,  virou lei. Como autora do projeto de lei 16.028, de 21 de junho de 2013, a deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB) sabe da importância de toda essa mobilização, que envolve uma parceria entre o Estado e os municípios, em prol da saúde das mulheres catarinenses. “Queriamos garantir que o mês de outubro tivesse mais “peso” no que se refere a saúde das mulheres e a prevenção do câncer de mama”.  A prevenção é sempre o melhor caminho.

Ela observa que essa lei pretende  não apenas alertar e conscientizar as mulheres, mas também garantir, através de seus municípios, o acesso gratuito aos exames, as informações e a garantia de seus direito a saúde da mulher com  qualidade e dignidade.

“ No entanto, é preciso que a lei seja de fato  cobrada, que todos façam sua parte e desse modo,  Santa Catarina adote o  Outubro Rosa como o mês em que serão intensificadas  ações preventivas a saúde da mulher, com campanhas de prevenção ao câncer de mama e colo de útero, do HPV   e às afecções ginecológicos mais comuns.Quanto mais cedo um diagnóstico, mais fácil será salvar a vida de uma mulher”.

Ela pede ainda que todos vistam rosa por que a esperança se traduz em atitudes.

Jornalista Valquiria Guimarães
Assessoria de Comunicação
Deputada Dirce Heiderscheidt

Voltar