Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/10/2016 - 16h45min

Dirce fala a respeito da evolução da participação feminina nessas eleições

Imprimir Enviar
Deputada Dirce Heiderscheidt

O saldo foi positivo: O PMDB foi o partido político que elegeu o maior número de mulheres às prefeituras de Santa Catarina nesse pleito municipal.

A partir de janeiro, elas comandarão Arvoredo (Janete Paravizi Bianchin), Chapadão do Lageado (Marli Kammers), Doutor Pedrinho (Simoni Mesch Nones), Maravilha (Rosimar Maldaner), Rancho Queimado (Cleci Aparecida Veronezi), Salto Veloso (Ana Rosa Zanela), Trombudo Central (Geovana Gessner) e Vargem Bonita (Melânia Roman Meneghini).

O partido aumentou ainda a representatividade feminina na gestão pública, de 7 para 8. Três prefeitas do PMDB garantiram reeleição. Em número de vereadoras, a sigla também conquistou o maior número de vagas. Das 389 eleitas em SC, 127 são do PMDB, totalizando 32,64% do total de mulheres.

Por isso, sempre foi o desafio, enquanto coordenadora da Bancada Feminina, da deputada Dirce Heiderscheidt, de  buscar o empoderamento feminino na vida pública. “ Sempre defendemos a urgência em mudar o atual quadro da ínfima participação feminina no universo da politica.

As mulheres representam 51,95% do eleitorado no país, no entanto o percentual de mulheres na vida política ainda é considerado pequeno”,  destaca ela.

A parlamentar cita  que a institucionalização da Bancada Feminina na Assembleia Legislativa foi um momento histórico para a efetiva participação feminina na vida pública em Santa Catarina. O Estado desponta, novamente, no ineditismo ao oficializar a criação da primeira Bancada Feminina no Poder Legislativo do país. “Foi um avanço na luta pelo empoderamento de poder da mulher catarinense."

A institucionalização da Bancada Feminina oportuniza o desenvolvimento de ações e de  políticas públicas voltadas à mulher, oferecendo mais estrutura e oportunidade de trabalhar em conjunto com prefeitas, vice, vereadoras e outras lideranças que atuam nos movimentos de mulheres. “  A mobilização será mais resolutiva”, afirma.   

Santa Catarina deu o primeiro passo no país ao institucionalizar a Bancada Feminina. “Uma vitória de todas as mulheres catarinenses. Por que é preciso despertar a mulher para o seu envolvimento na vida pública”.

Para ela, o resultado das urnas comprovaram  que houve sim um avanço. “A mudança começou!  E o envolvimento das mulheres na politica vai ganhar cada vez mais apoio efetivo das siglas partidárias”.

 

Jornalista Valquiria Guimarães

Assessoria de Comunicação

Deputada Dirce Heiderscheidt

91047676

Voltar