Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/11/2014 - 14h43min

Deputada Dirce comemora a institucionalização da Bancada Feminina

Imprimir Enviar

Um momento histórico para o Parlamento catarinense. Foi assim que a coordenadora da Bancada Feminina da Assembléia Legislativa, deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB), definiu a institucionalização da Bancada Feminina. Essa semana foi finalmente  aprovado o Projeto de Resolução 5/14, que altera o Regimento Interno, possibilitando a organização da representação feminina.

A Assembléia Legislativa de Santa Catarina é o primeiro poder Legislativo do país  a criar uma bancada feminina institucionalizada.

Para a coordenadora da bancada, deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB), é um avanço importante para a adoção de políticas públicas voltadas para  as mulheres. “É uma conquista em prol de bandeiras como o fortalecimento da participação feminina na política, o enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher e a igualdade no mundo do trabalho”, afirma.

Ainda, para Dirce  a institucionalização da bancada é um passo importante na luta pelo empoderamento das mulheres. “Nos dará mais estrutura e oportunidade de trabalhar em conjunto com vereadoras e outras lideranças que atuam nos movimentos de mulheres”, afirma.

Outra prioridade  da Bancada Feminina é a criação de uma secretaria de estado.  “Precisamos que o governador crie a Secretaria da Mulher para trazer eficácia nas políticas públicas”.

A bancada feminina, suprapartidária, nesta legislatura é composta por cinco parlamentares: Ada De Luca (PMDB), Ana Paula Lima (PT), Angela Albino (PCdoB), Dirce Heiderscheidt (PMDB) e Luciane Carminatti (PT).

A formalização do bloco se justifica porque a maioria dos eleitores catarinenses é composta por mulheres – são quase 2,5 milhões de eleitoras.

Jornalista Valquíria Guimarães
Colaborou Lisandrea Costa
Assessoria de Comunicação Deputada Dirce Heiderscheidt

Voltar