Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/12/2017 - 14h33min

Deputada Ana Paula participa de reunião com reitores da Acafe para falar de violência contra mulher

Imprimir Enviar
Deputada Ana Paula Lima em reunião com reitores da Acafe

Proposta é que as universidades sejam parceiras na implantação de sistema de coleta, ordenamento e análise de informações sobre a violência contra a mulher

A deputada Ana Paula Lima (PT) participou, na manhã desta sexta-feira (8), de reunião com reitores do Sistema Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais), em Palhoça. A parlamentar, autora da Lei 16.620/2015, que instituiu o Observatório da Violência Contra a Mulher, apresentou dados sobre a violência contra a mulher no estado.

No encontro, a deputada propôs que as 16 Instituições de Ensino Superior do Sistema Acafe sejam parceiras na constituição do Observatório da Violência Contra a Mulher,  tendo como foco principal coletar, ordenar e analisar as informações sobre a violência contra a mulher em Santa Catarina, além de liderarem a integração entre os órgãos que atendem as vítimas de violência.

“Santa Catarina é o quarto estado da federação  mais violento para as mulheres viverem. A cada 12 minutos uma mulher é vítima de violência doméstica, isto é, todos os dias 120 mulheres sofrem alguma violência”, destacou Ana Paula. A deputada lamentou, no entanto, que os dados não são integrados e nem confiáveis, mascarando a realidade.

Ana Paula foi convidada para participar do encontro pessoalmente pelo reitor da Universidade Regional de Blumenau (Furb), João Natel Pollonio Machado, durante a abertura do Seminário Regional Pelo Fim da Violência Doméstica Contra a Mulher, no dia 16 de novembro, em Blumenau. Evento que debateu as políticas públicas e o desmonte da rede de proteção às mulheres vítimas de violência.

Sistema Acafe
O Sistema Acafe é constituído por 16 Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina,  criadas  por lei dos poderes públicos estaduais e municipais, sendo 11 Universidades e 5 Centros Universitários. O objetivo desta união é promover o intercâmbio administrativo, técnico e científico entre as Instituições de Educação Superior, na busca de soluções para problemas comuns nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e administração.

Integram o Sistema Acafe: Universidade Regional de Blumenau (Furb), Centro Universitário de Brusque (Unifebe), Cwentro Universitário Barriga Verde (Unibave), Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), Católica de Santa Catarina, Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Universidade da Região de Joinville (Univille), Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade do Contestado (UnC), Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Centro Universitário Municipal de São José (USJ), Universidade do Alto Vale do Rio do peixe (Uniarp) e Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

 

 

Assessoria de Comunicação

(48) 3221-2680 / Lucimara Cardozo - Gabinete Ana Paula Lima

(47) 3326-2782 / Irene Huscher - ER Blumenau

 

 

 

Voltar