Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
14/11/2012 - 15h12min

Deputada Ana Paula exige mudanças nas políticas públicas de segurança em SC

Imprimir Enviar
Deputada Ana Paula (PT)

Os momentos de terror vividos nas cidades catarinenses, nos últimos dias, exigem a soma dos esforços das autoridades e uma reflexão sobre os equívocos que vêm sendo cometidos ao longo dos anos na Segurança Pública no estado. Esta é a opinião da deputada Ana Paula (PT), que há muito tempo cobra do governo estadual a implementação de políticas públicas efetivas não só de enfrentamento ao crime organizado, mas também de prevenção; a valorização dos efetivos policiais, com salários dignos, treinamento e capacitação; e investimentos na estrutura de proteção à população, a exemplo da instalação das câmeras de segurança em locais estratégicos das cidades.
“Segurança pública foi tema de inúmeras intervenções do nosso mandato, tanto no Parlamento como na realização de audiências, onde ouvimos a população do nosso estado, há muito tempo amedrontada com a crescente onda de criminalidade”, disse Ana Paula, nesta  quarta-feira. “Temos vivenciado uma realidade ameaçadora nas cidades da nossa região, o Vale do Itajaí,  em Florianópolis e outros municípios. Agora, assistimos a este terror sem precedentes, que exige por parte das autoridades a realização de um trabalho que, por negligência ou falta de vontade política, deixou de ser feito”, disse a deputada.
Foram oito atentados na primeira noite – segunda para terça-feira – e, na noite passada, dobraram os atos de violência . Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública Estadual, foram atingidas: Navegantes , Criciúma , Florianópolis , Itajaí  e Blumenau .  Até o início da manhã de hoje, um total de 19 pessoas foram detidas pela Polícia Militar.
“É importante registrar que esta onda de violência em Santa Catarina tem também sua raiz no clima de terror vivido no estado de São Paulo, cujo governo, do PSDB, se recusa a implantar as políticas públicas do governo federal, como o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e as políticas de prevenção e combate às drogas. São políticas que podem melhorar a vida da população, a exemplo do que já ocorre no Rio de Janeiro. E que somente agora, após o registro de mais de 500 mortes em 90 dias, resolve assinar os convênios do PRONASCI com o governo federal.  
Além da crise na Segurança Pública, Ana Paula aponta que é grave a situação em outras áreas estratégicas no estado. “A população elegeu um governo que fez propaganda dizendo que iria melhorar a vida das pessoas. No entanto, a educação enfrenta sérios problemas, há greve na saúde ,o sistema prisional está falido e a população está com medo diante da onda de ataques”, destacou Ana Paula.
“Com a atribuição de representar os catarinenses no Parlamento, sou solidária às ações para melhorar a vida das pessoas. No entanto, não posso aceitar tanta imobilidade e paralisia do governo do estado, que deixou a situação chegar a esse patamar. Santa Catarina precisa rever imediatamente todas as suas políticas de segurança pública e, para isso, precisamos urgentemente de governo.”

Voltar