Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/07/2020 - 14h08min

De Nadal pede sustação de ato que encarece luz subsidiada no meio rural

Imprimir Enviar
Deputado Mauro de Nadal
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

O vice-presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal (MDB), apresentou na Assembleia Legislativa proposta de sustação dos efeitos da Portaria n. 344/2019, da Secretaria de Estado da Fazenda, que inclui na base de cálculo do ICMS os valores a título de subvenção creditadas em favor do consumidor final para propriedades rurais.

“A Portaria faz com que seja incluída na base de cálculo do ICMS os valores a título de subvenção. Ou seja: está sendo tributado um valor auferido pelo consumidor a título de subsídio, o que se mostra em descompasso com a finalidade do benefício alcançado ao consumidor, tornando a conta de luz mais cara”, comenta De Nadal.

O pedido de sustação de ato tem como propósito que o governo não execute essa portaria. “Não podemos cobrar imposto sobre um benefício recebido pelo consumidor, e é o que a portaria em vigor faz”. De Nadal destaca ainda que a própria Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já se posicionou contrária a incidência do ICMS na parcela relativa à subvenção.

A proposta de Sustação de ato foi apensada a outro projeto em tramitação na Alesc e teve parecer favorável, por unanimidade, na Comissão de Constituição e Justiça, na manhã desta terça-feira (14). A matéria segue em tramitação na Casa.



Simone Sartori
Jornalista
(48)9137 7124

Acompanhe Mauro de Nadal


Mauro de Nadal
Voltar