Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/07/2020 - 18h39min

Nadal pede regulamentação da necessidade de construção de cisternas

Imprimir Enviar
Deputado Mauro de Nadal
FOTO: Solon Soares/Agência AL

O vice-presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal (MDB), apresentou ao Parlamento o projeto de lei 257/2020, que altera a Lei 14.675, de 13 de abril de 2009, que institui o Código Estadual do Meio Ambiente. A alteração apresentada pelo deputado prevê a regulamentação da necessidade de construção de cisternas em atividades ou empreendimentos agrícolas, quando o usuário de recursos hídricos.

“Um projeto muito importante que afeta principalmente os proprietários de aviários, salas de ordenha e suinocultores. Em 2013, quando criamos o Código Ambiental de Santa Catarina tínhamos uma grande preocupação com a estiagem que assolava o Estado na época, e então criamos um artigo dentro da Lei que torna obrigatório a construção de cisternas para esses empreendimentos. Hoje, percebemos que esse dispositivo está causando desconforto para vários agricultores”, comenta De Nadal.

A Alteração do projeto prevê que o empreendedor que comprovar que possui reservatório ou abastecimento de água que garanta a necessidade da atividade ou do empreendimento em épocas de estiagem, fica dispensado da construção da cisternas. O empreendedor também deverá apresentar declaração da prefeitura que atesta que a atividade não necessitou, nos últimos três anos, de abastecimento emergencial de água do município em épocas de estiagem.

“Muitas propriedades possuem um açude ou um poço artesiano, o que garante a esses produtores  o abastecimento de água em momentos de pouca chuva, fazendo assim com que não haja necessidade da construção de uma cisterna. Portanto, nosso projeto objetiva dar mais segurança aos produtores, bem como aos novos empreendimentos e também aos órgãos ambientais do Estado.”

O projeto está em análise na Comissão de Constituição e Justiça e segue os trâmites regulamentados pelo regimento interno da Assembleia Legislativa.


Simone Sartori
Jornalista
(48)9137 7124

Acompanhe Mauro de Nadal


Mauro de Nadal
Voltar