Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/10/2019 - 17h47min

De Nadal pede ampliação e instalação de mais leitos de UTI no Terezinha Gaio Basso

Imprimir Enviar
Deputado Mauro de Nadal em visita ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste

O vice-presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal (MDB), protocolou indicação junto ao governo do Estado solicitando a ampliação do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste. O parlamentar pediu ainda a instalação de mais 10 leitos de UTI, tendo em vista que o hospital presta atendimento a aproximadamente 230 mil pessoas em 30 municípios da região Extremo Oeste Catarinense. “O Terezinha Gaio Basso é 100% SUS, oferecendo tratamento de média e alta complexidade e em mais de 20 especialidades. Tem uma elevada taxa de ocupação, necessitando de uma ampliação para aumentar o número de leitos que atenderá ainda mais e melhor a população do oeste”, comenta o parlamentar.

O hospital foi inaugurado em 2011 e possui 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva e outros 82 leitos de internações clinica e cirúrgica. Mensalmente, a taxa de ocupação chega a 90% nos leitos de UTI e faz com que pacientes necessitando de internação no setor permaneçam no pronto socorro por mais de 24 horas pela não disponibilidade. “A problemática de falta de leitos na UTI impacta também nas situações de emergências cirúrgicas, fazendo com que após a realização do procedimento o paciente que necessita de cuidados intensivos fique em outras estruturas do hospital.”

Oncologia
Após muita articulação do deputado Mauro De Nadal junto ao governo do estado, em agosto de 2018 foi implantado o setor de oncologia no Hospital Terezinha Gaio Basso. “Para a nossa felicidade, atendendo o nosso pleito de levar especialidade na área da saúde para o interior de Santa Catarina e atendermos nossa gente mais perto de suas residências, o então governado Eduardo Pinho Moreira implantou o tratamento do câncer em São Miguel do Oeste. Em um ano de funcionamento, os números surpreendem e mostram a necessidade de levarmos mais serviços para próximo do cidadão”, pontua o vice-presidente da Alesc.

Nos 365 dias de atendimento à população o setor oncológico já realizou mais de 4 mil consultas e retornos, sendo que do total quase 800 são de pacientes novos. Cerca de 17.500 exames clínicos, de imagem e de patologia. Além disso, quase 500 procedimentos cirúrgicos foram feitos, uma média em torno de 40 cirurgias mensais.

Entre os tipos de câncer, os diagnósticos mostram três principais: de próstata (33%), de mama (32%) e de cólon (13%).

 



Simone Sartori
Jornalista
(48)9137 7124

Acompanhe Mauro de Nadal


Mauro de Nadal
Voltar