Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/04/2013 - 17h02min

Dado Cherem integra delegação de Observadores das Eleições no Paraguai

Imprimir Enviar
Deputado Dado Cherem (PSDB)

A convite da Confederação Parlamentar das Américas (COPA), o deputado Dado Cherem (PSDB) integra a comitiva internacional de Observadores das eleições gerais no Paraguai, que ocorre domingo, 21 de abril. O convite originou-se pela participação do parlamentar na campanha pela unificação das eleições no Brasil.

Fazem parte da missão parlamentares provenientes da Assembleia Nacional de Québec (Canadá), do Brasil (Deputado Paes Landim), da Assembleia Legislativa do Costa Rica, da Assembleia Nacional do Equador, bem como das Assembleias parlamentares de Salta (Argentina) e de Santa Catarina (Deputado Dado Cherem).

O deputado Gilles Chapadeau, da Assembleia Nacional de Québec e presidente da Comissão de Democracia e Paz da COPA, é o coordenador da missão de observação eleitoral que estará em Assunção entre os dias 17 e 22 de abril.

O deputado Dado Cherem juntou-se à delegação internacional na quinta-feira (18) pela manhã e, como um dos primeiros compromissos, participou da entrevista com quatro dos 11 candidatos à presidência. Segundo especialistas, as eleições deverão ficar polarizadas entre Horacio Cortés, do Partido Colorado, e Efraín Alegre, do Partido Liberal Radical Autêntico. O eleito vai suceder o presidente Federico Franco.

Como será
Convidada pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral do Paraguai, a delegação da COPA procederá a uma observação do desenvolvimento das eleições nos locais de votação da região da Capital, Assunção.

Os membros da delegação vão reunir-se com os principais atores que desempenham um papel no processo eleitoral. Para isso, os diferentes candidatos à Presidência e vice-presidência da República, os chefes de organismos públicos, as organizações da sociedade civil e as organizações internacionais serão consultados pela delegação da COPA. Após a missão eleitoral será elaborado um relatório que será apresentado às autoridades eleitorais do Paraguai bem como às instâncias da Confederação das Américas.

A Confederação
A presente missão é a décima quarta missão de observação eleitoral da COPA. Ao ter uma participação a cada vez mais ativa em matéria de observação eleitoral no continente americano, a COPA confirma seu papel estratégico no campo da consolidação da democracia. A COPA observou particularmente as eleições gerais paraguaias de 2008. Esta é a primeira vez que a COPA observará em parceria com a OEA, realizando missões independentes.

Fundada em 1997, a Confederação Parlamentar das Américas (COPA) é uma organização interparlamentar que reúne a mais de 300 congressos e assembleias parlamentares dos Estados unitários, federais e federados, bem como aos parlamentos regionais e às organizações interparlamentares das Américas.

*Com informações da Confederação Parlamentar das Américas

Voltar