Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/11/2012 - 16h01min

Dado Cherem defende eleições simultâneas no Brasil

Imprimir Enviar
Deputado Dado Cherem (PSDB)

O deputado Dado Cherem (PSDB) destacou hoje (22), na tribuna da Assembleia Legislativa, a importância de realizar eleições simultâneas de presidente da República a vereador. 
A unificação das eleições tornou-se uma bandeira de luta do mandato de Dado Cherem. Na semana passada, ele esteve em Brasília e falou para integrantes da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) as razões pelas quais é necessário fazer uma eleição única para todos os cargos do Executivo e do Legislativo.
“É legítima a luta pelo custo que as eleições representam e pelos transtornos que causam à sociedade. Vejam, por exemplo, os prefeitos: no primeiro ano conhecem a máquina administrativa e governam com orçamento feito por outro prefeito. No segundo ano tem eleição, então não dá para fazer convênios, fica tudo travado. No terceiro ano eles governam de fato e no quarto ano é a própria reeleição. Dessa forma não dá mais”, afirmou.
A Unale decidiu criar uma comissão para analisar a unificação das eleições no Brasil. A comissão será coordenada por Dado Cherem com a colaboração de deputados estaduais de todo o país. No dia 3 de dezembro será o lançamento oficial do movimento que tem o objetivo de sensibilizar a sociedade e pressionar os deputados federais pela aprovação de proposta que estabeleça eleições simultâneas – majoritárias e proporcionais – em todas as esferas. Hoje cerca de 30 PECS que mudam o período eleitoral no país são analisadas pela Câmara dos Deputados.

Ir dos senadores
Da tribuna, Dado Cherem também criticou a decisão do Senado de pagar o Imposto de Renda devido pelos seus membros políticos. O parlamentar assegura que este não dá para aceitar esse tipo de comportamento como se fosse normal, pois são ações como estas que desencantam as pessoas da política e do voto.
"Não dá mais pra aceitar esse tipo de comportamento, que certamente causará a indignação da sociedade. Está na hora dos poderes constituídos provocarem as mudanças que a sociedade quer", afirmou, obtendo o apoio do deputado Maurício Eskudlark (PSD).

CPI da cascata
Ainda no campo político, Dado avaliou o desenrolar da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as relações de Carlinhos Cachoeira com agentes públicos e privados, em que importantes políticos estariam sendo acobertados, o que denominou de “CPI da Cascata”.
Sua indignação, expressou o deputado, se deve porque os tentáculos do Delta não são só em Goiás, são fortes no governo do Rio e do Distrito Federal e sequer o governo do Rio foi ouvido.
"Não podemos mais compactuar com estas situações. Como dizia Ulysses Guimarães: ou mudamos ou seremos mudados".
*Com informações da Assessoria de Comunicação da Alesc

Ana Minosso
Assessora de Comunicação
(48) 9980.3259
 

Voltar