Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/10/2017 - 16h57min

Crise do setor leiteiro é decorrente da queda do consumo interno, diz Saretta

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta
FOTO: Solon Soares/Agência AL

O deputado Neodi Saretta (PT) disse hoje (18), na tribuna da Assembleia Legislativa, que o grave problema enfrentado pelos produtores de leite do Estado decorre, sobretudo, dos cortes promovidos pelo governo federal em programas sociais importantes, do aumento do desemprego e da perda de renda. “Este ano o preço do leite teve redução, inclusive, no inverno, o que tradicionalmente não acontece, ocasionada principalmente pela queda de consumo no mercado interno”, afirmou.

Segundo Saretta, embora sejam pequenas, as importações de leite do Uruguai também interferem porque num momento de dificuldade qualquer quantidade impacta o setor. “Está entrando especialmente leite em pó e foi importante a decisão do ministério de suspender a importação”, ressaltou.
O deputado defendeu que é preciso ter programas internos de incentivo ao consumo, de distribuição de leite em programas sociais, da retomada com força do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que estava suspenso, e de políticas públicas que possam auxiliar o produtor a ter ânimo e permanecer na atividade. “Os agricultores estão numa verdadeira penúria, recebendo valores absolutamente irrisórios pela produção”, salientou.
Saretta lamentou que o setor passe por uma crise enorme justamente quando Santa Catarina comemora o fato de ser o quarto produtor nacional de leite, passado o estado de Goiás. No Estado, 75% do leite são produzidos no Oeste, região que mais pede socorro no momento.
O deputado também orientou aos produtores que estão com dificuldades com o pagamento dos financiamentos a procurarem os técnicos da Epagri para mostrar as notas de quanto recebiam no ano passado e quanto recebem hoje pelo produto. Segundo Saretta, com estes laudos é possível ir ao banco solicitar a prorrogação de dívidas. “É preciso uma ação governamental forte para ajudá-los a compensar as perdas”, disse.

 


Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar