Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/10/2021 - 17h40min

Criação de regiões metropolitanas é tema de audiência em Joinville

Imprimir Enviar
Deputado João Amin comandou a audiência em Joinville

A Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Alesc promoveu na noite desta segunda-feira (25) audiência pública na Câmara de Vereadores de Joinville sobre o projeto de lei complementar (PLC) que cria três regiões metropolitanas no Norte de Santa Catarina. Coordenado pelo deputado João Amin (PP), presidente do colegiado, o encontro contou com a presença de autoridades de várias cidades da região.

“A realização deste evento atendeu uma exigência legal para a criação de novas regiões metropolitanas, e foi muito importante ouvir as ponderações das lideranças regionais sobre o tema”, afirmou João Amin. O parlamentar explicou que as opiniões coletadas no encontro serão fundamentais na sequência da tramitação do PLC, que se encontra atualmente sob análise na Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano.

O PLC 8/2021, de autoria da deputada Paulinha (sem partido), propõe a criação das regiões metropolitanas de Joinville (formada por Joinville e Araquari), de Jaraguá do Sul (composta por Jaraguá do Sul e Guaramirim) e do Planalto Norte (Canoinhas e Três Barras). A iniciativa foi levada até a parlamentar pelo vereador de Joinville Lucas Souza (PDT), que presidiu uma comissão criada no Legislativo joinvilense para discutir a criação das regiões metropolitanas.

O objetivo é que, com as regiões oficialmente constituídas, os municípios busquem soluções conjuntas para questões de transporte coletivo, saneamento, resíduos sólidos, mobilidade urbana, entre outras, com acesso a recursos da União e de organismos internacionais. O deputado João Amin garantiu que com o resultado da audiência e a votação na Comissão, em seguida, há expectativa de que ainda este ano o PLC seguirá para votação em plenário.

Também participaram da audiência o deputado federal Darci de Matos (PSD/SC); o deputado Sargento Lima (PL), o presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, Maurício Peixer (PL); o prefeito de Irineópolis, Lademir Arcari; representantes de instituições de ensino superior, além de vereadores e lideranças da região.

Voltar