Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/04/2019 - 18h34min

Cratera de Tigipió: audiência pública é marcada

Imprimir Enviar
Rodovia SC 108

Situação é crítica na SC-108

A situação crítica da SC-108 no quilometro 166 entre os municípios de São João Batista e Major Gercino será tema de uma audiência pública solicitada pelo deputado Altair Silva (PP). “Queremos a solução para a cratera que se formou. Todos os prazos já se esgotaram. Vamos fazer a audiência pública, chamar o governo do Estado e saber deles como será feito para recuperar a via, porque não tem mais condições de permanecer dessa forma”, cobrou Altair.

O problema é antigo e a cada enxurrada a situação só piora. Segundo os moradores, com as recentes chuvas, o asfalto apresentou novas rachaduras e quedas de barreiras. Há pelo menos um ano e meio a população aguarda uma solução, principalmente para o ponto mais atingido, no quilometro 166, onde uma cratera se formou às margens do Rio Tijucas, no distrito de Tigipió.

A audiência pública será realizada pela Assembleia Legislativa, através da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano, e acontece no dia 6 de maio, às 19 horas, no Salão Comunitário da Capela São Sebastião, no Distrito de Tigipió, em São João Batista.

“A situação é crítica. Isso está afetando a segurança de quem transita, colocado em risco a vida de todos os motoristas e prejudicado o escoamento da produção e o fluxo dos turistas. Precisamos de uma solução emergencial”, comentou Altair.

O setor de transportes da região e os produtores que dependem da via para escoamento da produção reclamam que a situação tem trazido perdas. Valdecir Setti, empresário do município, afirma que o sentimento é de tristeza. “Ninguém toma uma atitude e precisamos desse asfalto. Diariamente temos funcionários que passam pela região e que podem perder a vida. Depois de acontecer um acidente grave é capaz de alguma atitude ser tomada”, avisa Setti. A empresária Jurilda Griga disse ser um descaso com a população.

A situação não afeta apenas os municípios de São João Batista e Major Gercino, mas os municípios vizinhos também, como Angelina, Rancho Queimado, Anitápolis, Alfredo Wagner e Leoberto Leal. A professora Sonia Brambilla diz estar preocupada com a situação. “Eu passo pelo menos duas vezes por dia na SC-108. Estamos todos correndo risco e a cratera não para de aumentar”, comentou Sonia.

Cobrança
Diversas audiências foram realizadas neste ano com o secretário de Infraestrutura, Carlos Hassler, e com o secretário adjunto de Infraestrutura, Pedro Luiz Stonoga, para cobrar a realização da obra. Ao secretário de Estado da Casa Civil, Douglas Borba, e ao governador do Estado, Carlos Moisés, também foi apresentada a situação da via. “O governo precisa dar atenção ao trecho. Várias tentativas foram feitas no sentido de consertar, mas nada aconteceu.  A população não aguenta e não pode mais esperar”, ressaltou Altair.

Na terça-feira, dia 20 de fevereiro, o deputado, acompanhado de uma comitiva de lideranças de São João Batista, Major Gercino e Nova Trento, foi até a Secretaria e apresentou de forma documental a real situação da rodovia. Depois de analisar o material audiovisual, o secretário afirmou que a Secretaria tem conhecimento da situação da rodovia, que o projeto foi finalizado e que agora está em fase de orçamento. O próximo passo será o processo licitatório, mas que depende da finalização dos orçamentos e de uma autorização do governo do Estado.

2017
No período em que esteve na Assembleia Legislativa como deputado, Altair Silva conversou com o então governador Raimundo Colombo e solicitou melhorias na via. Através de indicações e cobranças do governo estadual o projeto foi realizado, mas a obra não saiu do papel. “Na oportunidade, o governador do Estado garantiu o repasse de recursos através da Defesa Civil, mas isso não aconteceu. Agora, através de uma audiência pública queremos ouvir a população e cobrar das autoridades presentes uma solução. Precisamos de resultados, de ação efetiva”, frisou Silva.

Requerimento
O requerimento para a realização da audiência púbica foi protocolado na primeira semana de fevereiro, quando Altair assumiu como deputado na Assembleia Legislativa.

Acompanhe Altair Silva


Altair Silva
Voltar