Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/07/2016 - 14h22min

CPI recebe especialista em endocrinologia e metabologia

Imprimir Enviar
Médico Alexandre Hohl e os deputados Fernando Coruja, Dr. Vicente e Dalmo Claro

O culto ao corpo na sociedade de consumo contemporânea fomenta o uso de  esteróides anabólicos androgênicos e suplementos alimentares entre os praticantes de musculação. Muitos desses produtos são falsificados e contém substâncias proibidas ou medicamentos nocivos ao corpo quando utilizados de forma incorreta, como a sibutramina, nandrolona, stanozolol (winstrol), remédios para disfunção erétil, entre outros. O alerta partiu do médico Alexandre Hohl, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), que prestou depoimento na CPI que investiga a falsificação de medicamentos em Santa Catarina.

Hohl apresentou um estudo da União Europeia e destacou o fácil acesso aos inúmeros anabolizantes que entram de forma ilegal no país, como também o uso indiscriminado de suplementos alimentares que não têm registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e carregam na sua formulação medicamentos ilegais que não constam no rótulo. A ingestão prolongada desses produtos pode causar doenças graves como infarto, falência renal e hepatite. “Falta uma ação mais efetiva das autoridades sanitárias”, argumentou Hohl.

O vice-presidente da CPI e relator do tema suplementos alimentares, deputado Dalmo Claro, relembrou que em depoimentos anteriores dos representantes de academias de musculação, a presença dessas substâncias sempre foi negada. Neste sentido, o parlamentar questionou o depoente sobre possíveis locais que facilitam o acesso aos anabolizantes e medicamentos controlados. Com base em sua experiência pessoal, Hohl foi categórico em afirmar que academias de musculação e profissionais despreparados fomentam esse mercado ilegal. “Estamos cansados de receber pacientes no Hospital Universitário da UFSC que usam essas substâncias. E não há controle nenhum sobre a venda e a comercialização desses produtos”, comentou. O presidente da SBEM destacou a necessidade de se fortalecer o controle nas fronteiras e desenvolver trabalhos de conscientização com a população e dentro das academias de musculação. A reunião ocorreu na tarde de terça-feira, dia 12, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.


 

Gabriel Baggio - Jornalista
Assessor do Deputado Dalmo Claro
(47) 9601-4341 - (47) 3433-4554  gb7900@alesc.sc.gov.br
Facebook: /doutordalmo
Twitter: @Deputado_Dalmo

Voltar