Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/04/2016 - 17h24min

CPI quer identificar medicamentos falsos comercializados no estado

Imprimir Enviar
Comissão será presidida pelo deputado Dr. Vicente (PSDB)

Na manhã desta quarta-feira (20) o deputado Dr. Vicente (PSDB) foi eleito presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará a falsificação de medicamentos em Santa Catarina. O deputado Fernando Coruja (PMDB) será o relator.

O principal objetivo da CPI é alertar a população e a opinião pública sobre o problema da falsificação de remédios. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o problema causou a morte de
700 mil pessoas em 2014. Estima-se que até 20% dos medicamentos vendidos em farmácias sejam falsificados.

O Deputado Dr. Vicente tem vasta experiência sobre o assunto por ter participado da CPI dos Medicamentos no Congresso Federal no ano de 2000. “Acredito que esta CPI terá grandes desmembramentos. Vamos fazer o rastreamento para saber a qualidade dos medicamentos que estão sendo oferecidos para a população e garantir um controle maior por parte do Estado", comentou.

De acordo com o parlamentar será levantado o número de processos que existem em Santa Catarina que envolvem medicamentos falsificados. Muitas instituições poderão colaborar com os trabalhos, como o Ministério Público Federal e a Polícia Civil, Polícia Federal, Vigilância Sanitária e Secretaria de Estado da Saúde.

Dr. Vicente destacou que muitos medicamentos falsificados são oferecidos através do tráfico, internet e da falsa manipulação. Uma preocupação é a alopatia que inclui a falsa homeopatia envolvendo medicamentos que causam efeitos colaterais, mas as substâncias ativas não são divulgadas por prejudicar a saúde.

Na próxima reunião, que ainda não tem data definida, os integrantes devem apresentar o cronograma de atividades. "Vamos estabelecer metas e funções, dividindo tarefas entre os parlamentares", afirmou o presidente. A previsão para a conclusão dos trabalhos é de 120 dias, existindo a possibilidade de prorrogação por mais 60.

 

Texto e foto de Flavio Vieira Junior
Assessoria do deputado Dr. Vicente

 

 

Acompanhe Dr. Vicente Caropreso


Dr. Vicente Caropreso
Voltar