Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/10/2016 - 15h48min

Coruja comemora aprovação de PL sobre gratuidade dos análogos de insulina

Imprimir Enviar
Deputado Fernando Coruja

Aprovado ontem (26), na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 109/2015, de autoria dos deputados Fernando Coruja (PMDB) e Dalmo Claro (PSD) (médicos endocrinologistas), que dispõe sobre a distribuição gratuita de análogos da insulina aos portadores de diabetes inseridos em Programas de educação para diabéticos. Com a aprovação, serão beneficiados os portadores de diabetes tipo 1 e de diabetes tipo 2 - em uso de insulina, e de difícil controle com insulinas convencionais, que receberão, gratuitamente, do Sistema Único de Saúde – SUS de Santa Catarina os análogos de insulina necessários para o tratamento.

Coruja destacou que "os usuários do Sistema Único de Saúde – SUS na sua maioria não têm condições econômicas de adquirir estes análogos de insulina. Como o SUS não fornece estes produtos administrativamente eles precisam recorrer ao Poder Judiciário para o suprimento da sua necessidade". Ele prevê que "o fornecimento destas medicações diminuirá as demandas judiciais, já que disciplinará o fornecimento e proporcionará o aumento significativo da qualidade e da expectativa de vida dos portadores de diabetes que necessitam desses análogos ".

Segundo Coruja e Dalmo, o Diabetes Mellitus é uma doença muito frequente na população, e a sua incidência vem crescendo nos últimos anos. O diabetes tipo 1, insulinodependente, atinge preferencialmente crianças e adolescentes. " O aparecimento da doença nesta faixa etária costuma provocar grande tensão no portador e em toda sua família. Os problemas emocionais e na vida cotidiana acentuam-se com a dificuldade do controle metabólico da doença. O diabetes tipo 2, com frequência, com a evolução da doença, passa a exigir o uso de insulina", informam os deputados.

Eles ressaltam ainda  que a prática clínica e os estudos científicos mostram que as insulinas convencionais não são capazes de controlar adequadamente a doença no diabetes mellitus tipo 1 e em muitos casos do tipo 2, quando este passa a requerer o uso da insulina. "Os análogos de insulina permitem nestas situações um controle muito mais adequado da doença", reforça Coruja.

Diabetes atinge 9 milhões de brasileiros
Coruja chama a atenção sobre o Diabetes, dizendo que trata-se de uma doença que mata no mundo mais que vírus da Aids, malária e tuberculose somados. No Brasil, mais de 12 milhões são diabéticos e 24% deles não receberam o diagnóstico. A Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE, mostra que o diabetes atinge 9 milhões de brasileiros – o que corresponde a 6,2% da população adulta.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a cada 7 segundos uma pessoa morre vítima de complicações causadas pela diabetes, no mundo. Em 2014, foram 4,9 milhões de mortes causadas pela doença. No mesmo período, 1,2 milhão de pessoas morreram vítimas de HIV, 584 mil perderam a vida para a Malária e 1,5 milhão para a tuberculose. Ou seja, a diabetes mata mais do que todas essas outras 3 doenças somadas. Autoridades em saúde afirmam que a diabetes é o maior desafio que temos para enfrentar no sistema de saúde em todo o mundo. Mais de 387 milhões de pessoas em todo o planeta são diabéticas. No entanto, 46,3% delas não sabem que têm a doença.

Voltar