Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/03/2017 - 13h09min

Coruja: a igualdade de gênero ainda é uma meta a ser atingida por todos os países

Imprimir Enviar
Deputado Fernando Coruja

O deputado Fernando Coruja (PMDB) disse em seu pronunciamento que o Dia Internacional da Mulher leva à reflexão sobre a igualdade de gênero, ainda uma meta a ser atingida por todos os países. Segundo ele, no que diz respeito ao Brasil, o cenário é desastroso. "Em 2014 o país ocupava a 71ª posição no Relatório de Desigualdade Global de Gênero - um estudo realizado pelo Fórum Econômico Mundial, mas caiu para 85ª em 2015". A análise é feita a partir de quatro indicadores: Participação Econômica, Educação, Saúde e Capacitação Política.
O parlamentar ressaltou que o universo feminino, suas ansiedades e necessidades, será representado  somente quando mais mulheres estiverem no poder e em cargos de liderança."Infelizmente o Brasil ocupa uma das últimas posições no ranking mundial de representação feminina nos parlamentos:155ª posição no mundo, com apenas 51 deputadas federais, entre os 513 parlamentares eleitos no pleito de 2014. Aqui nesta Casa a representação feminina é de apenas 10%", disse Coruja, acrescentando  que é necessário que se desenvolvam ações afirmativas e que se implantem discriminações positivas que colaborem para modificar a realidade, a exemplo do sistema de cotas e da Lei Maria da Penha (ele foi autor de duas emendas ao projeto original, quando deputado federal).
"Leis como a Maria da Penha descortinam e chamam a atenção sobre questões importantes, como é o caso da violência contra a mulher. Agora temos um tratamento diferenciado nessa questão", lembrou Coruja citando  a pesquisa  do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, informando que mais de 500 mulheres foram agredidas fisicamente por hora, no ano passado, no Brasil.

"Não há um único país no mundo que tenha vencido a diferença salarial entre homens e mulheres no mesmo emprego. Em muitas nações, como o Brasil, temos equidade no número de alunos nas escolas e faculdades, mas o mesmo não se reflete nas empresas", disse Coruja. Ele também citou a  Constituição Federal de 1988 que consagrou o princípio constitucional da igualdade e que tem avançado com edição de normas que visam assegurar direitos e incentivar a participação feminina na política em busca da igualdade representativa de gêneros.
Coruja lembrou aos parlamentares que neste ano o Parlamento Europeu dedica o Dia Internacional da Mulher à emancipação econômica das mulheres, sob o argumento de que o dinheiro não traz felicidade, mas pode ajudar a decidir o próprio futuro ou facilitar a fuga de uma situação de violência doméstica. Foram apresentados cinco desafios para a igualdade de gênero:

1º – Participação das mulheres nas áreas relacionadas com a ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

2º – Acabar com a violência.

3º – Participação na vida política

4º – Equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

5º – Acesso à educação.

"A lógica estruturante da nossa sociedade é excludente em termos de gênero, de classe social. E isso se reflete nas organizações. Sem um empurrão, sem boas leis, as coisas não vão mudar. Transformar a cultura é o nosso principal desafio", finalizou o deputado Coruja.

Voltar