Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/03/2015 - 14h56min

Coordenadora da bancada feminina, deputada Dirce fala sobre a participação da mulher na política

Imprimir Enviar
Deputada Dirce palestra na sede da OAB de São José

Foi uma noite de interação e de uma conversa desafiadora a respeito da participação da mulher na vida política. Convidada pela presidente da OAB de São José, Inizita Martins, a coordenadora da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa,  deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB), foi a palestrante da Noite da Mulher Advogada, em São José, que aconteceu na quarta, dia 25.  

Ela destacou que a institucionalização da Bancada Feminina na Assembleia Legislativa de Santa Catarina foi um momento histórico para a efetiva participação feminina na vida pública em Santa Catarina. O Estado desponta, novamente, no ineditismo ao oficializar a criação da primeira Bancada Feminina no Poder Legislativo do país. "Foi um avanço na luta pelo empoderamento de poder da mulher catarinense”, disse.  

Para a parlamentar, a institucionalização da Bancada Feminina irá oportunizar o desenvolvimento de ações e de  políticas públicas voltadas à mulher, oferecendo mais estrutura e oportunidade de trabalhar em conjunto com prefeitas, vice, vereadoras e outras lideranças que atuam nos movimentos de mulheres. A mobilização será mais resolutiva. 

A deputada informou que  é urgente mudar o atual quadro da ínfima participação feminina na vida pública nacional. “Apesar de sermos a maioria do eleitorado brasileiro, não há como não  reacender o debate sobre a participação feminina na política. Representamos 51,95% do eleitorado no país, no entanto o percentual de mulheres na vida política ainda é considerado pequeno”, disse.

Para ela, Santa Catarina dá o primeiro passo no país para mudar essa realidade ao institucionalizar a Bancada Feminina.  “ Uma vitória de todas as mulheres catarinenses. Por que é preciso despertar a mulher para o seu envolvimento na vida pública", finalizou.

Jornalista Valquíria Guimarães
Assessoria de Comunicação
Deputada Dirce Heiderscheidt

Voltar