Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/04/2013 - 13h46min

Cooperativa busca apoio para cultivar açaí de palmeira juçara

Imprimir Enviar

A regulamentação do cultivo e manejo do açaí extraído da palmeira juçara é o objetivo da Cooperativa Sabor da Mata, que está desenvolvendo um projeto no município de Antonio Carlos visando à exploração comercial do fruto associado à ideia de reinserção da espécie – ameaçada de extinção – no bioma da Mata Atlântica.

Neste sentido, o presidente da cooperativa, Sebastião Petri, o coordenador técnico Augusto Neves Pegas Filho e o ex-prefeito do município, Ivens Scherer, procuraram o gabinete do deputado Moacir Sopelsa (PMDB), que na Assembleia preside a Comissão de Agricultura, pedindo a elaboração de um projeto de lei regulamentando a atividade no âmbito estadual. O parlamentar solicitou a consultoria parlamentar da Assembleia uma nota técnica, com o objetivo de subsidiar a elaboração do projeto. “A proposta é produzir a fruta mantendo equilíbrio com a fauna e flora, garantindo a reinserção da palmeira juçara no bioma local”, explica Augusto.

Sopelsa foi informado que a iniciativa da Sabor da Mata conta, inclusive, com apoio do Fundo da Biodiversidade e está sendo acompanhado pelo Ibama. Ele recebeu convite para ir a Antonio Carlos reunir-se com os cooperados, e se prontificou a intermediar contato com Gean Loureiro, presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma), para a apresentação do projeto. “Sou parceiro de propostas que visem o benefício econômico garantindo a sustentabilidade ambiental”, reforçou Sopelsa.

Voltar