Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/05/2013 - 14h42min

Consumidor deverá ser informado pelo vendedor da inexistência de assistência técnica na cidade

Deputado Ismael apresenta projeto para garantir direito aos consumidores
Imprimir Enviar
Deputado Ismael dos Santos (PSD). Foto: Eduardo Guedes de Oliveira

A dificuldade de receber atendimento para solução dos problemas nos produtos em garantia tornou-se algo recorrente para os consumidores catarinenses. A maioria das pessoas descobre  as dificuldades para o atendimento apenas no momento em que aparecem os vícios e defeitos no produto. Como muitas marcas não mantêm centros de atendimento no município, resta ao consumidor o atendimento por centrais telefônicas e o transtorno de remeter o produto para outra cidade.

A constante reclamação dos consumidores motivou  o deputado Ismael dos Santos a realizar um estudo que resultou na apresentação do Projeto de Lei 71/2013, que determina que os fornecedores informem aos clientes a ausência de assistência técnica autorizada na localidade. “O consumidor deve ser comunicado no ato da venda que o celular ou a geladeira, por exemplo, não recebem assistência naquela cidade. Sabedor dessa particularidade ele pode decidir assumir ou não esse risco” declarou o parlamentar.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina que os fornecedores respondam solidariamente pelos produtos, porém, na prática, segundo o parlamentar, o consumidor enfrenta muita dificuldade de solucionar os problemas, em especial no caso dos eletroeletrônicos.

Quando um produto não dispuser de serviço autorizado na cidade, o projeto determina que o fornecedor deverá notificar por escrito junto ao documento fiscal. A proposta recebeu aprovação unânime da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que analisou a legalidade da iniciativa, e agora aguarda análise dos deputados de outras duas comissões para ser votada em plenário.

Voltar