Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/04/2018 - 17h31min

Congresso Brasileiro de Equoterapia recebe o deputado Natalino Lázare

Imprimir Enviar
Deputado Natalino Lázare no 7º Congresso Brasileiro de Equoterapia FOTO: Guilherme Garcia / Divulgação

O autor da lei que institui o Dia Estadual da Equoterapia em Santa Catarina, deputado Natalino Lázare (pode), participou da abertura da 7ª edição do Congresso Brasileiro e do 5º Fórum Latino-Americano de Equoterapia, nesta quarta-feira, 11, em Florianópolis.

Em seu discurso de abertura, o parlamentar enalteceu o trabalho da Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil), sob a presidência do coronel Jorge Dornelles Passamani, e parabenizou todas as pessoas envolvidas nesta causa tão nobre para a sociedade. A terapia consiste na utilização de cavalos para promover o desenvolvimento físico e psicológico de pessoas com deficiências ou necessidades especiais.

“Em homenagem a esses profissionais, tenho a honra de ter sido o autor da lei que institui o Dia Estadual da Equoterapia em Santa Catarina. Minha próxima luta, pelos benefícios proporcionados às pessoas com deficiência, é fazer com que este método terapêutico seja incluído na política de Estado como serviço de saúde complementar”, ressalta o deputado Natalino.

O presidente da ANDE-Brasil agradeceu todo o apoio do deputado Natalino, declarando o parlamentar como padrinho da Associação Nacional de Equoterapia em Santa Catarina e enfatizou que o intuito do Congresso é deixar um legado de que as pessoas possam ter mais acesso a esse benefício.

Com uma abordagem transdisciplinar, a prática é indicada para pessoas com deficiências neuromotoras, cognitivas ou distúrbios psicológicos, com benefícios confirmados em estudos científicos. No campo da educação, também é recomendada para crianças com problemas de concentração, hiperatividade e/ou dificuldade de socialização.

Normalmente o aluno inicia passando pela avaliação da equipe, que inclui profissionais de fonoaudiologia, fisioterapia e instrutora de equitação profissional. Os cavalos utilizados na prática são animais especiais, muito dóceis e exclusivos para esse serviço.

 

 


Assessoria de Comunicação - (48) 3221-2638
Jornalistas:
- Fabian Lemos
fdeoliveiralemos@gmail.com - (48) 9 9830-9943
- Guilherme Garcia
guilherme@alesc.sc.gov.br - (48) 9 8406-4891

Voltar