Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
14/03/2018 - 18h09min

Comitiva intercede por solução para falta de água em Iporã do Oeste

Imprimir Enviar

Comitiva de vereadores de Iporã do Oeste se reuniu  em Florianópolis nesta terça-feira (13), com diretores da Casan para tratar do impasse que envolve a prefeitura e a estatal catarinense para  execução da obra que visa  sanar o problema do  abastecimento de água no município. Uma liminar requerida pela administração municipal impede a execução do projeto que tem recursos e equipamentos já alocados pela Casan.

Os deputados estaduais Dirceu Dresch e Luciane Carminatti acompanharam a comitiva formada pelos vereadores Irmí Rohr Schneiders (PT), Darci José de Souza (PSB), Mário Heck (PSD) e Mário Ribeiro de Freitas (PP), para pressionar por uma solução.  Há vários anos a população de 9,6 mil habitantes  convive com a falta de água. Residências chegam a ficar vários dias seguidos sem abastecimento.

Há mais de um ano a Casan depositou no município parte do material e equipamentos para execução de obra que irá dobrar a capacidade de abastecimento.  A atual rede de oito  quilômetros com tubos  de 100 milímetros será substituída por uma de 200 milímetros de diâmetro e uma nova estação de tratamento e reservatório será construída junto ao local de captação no rio Pirapó.  Um investimento de cerca de R$ 3 milhões.

Porém, um impasse com a atual gestão municipal está impedindo que a obra seja executada.  A prefeitura entrou na justiça e obteve liminar que impede  a execução dos trabalhos.  O prefeito estaria dificultando a obra, viabilizada pela administração anterior. Ele defende a elaboração de um novo projeto focado na construção de um novo ponto de captação em outro rio do município, uma obra estimada em cerca de  R$ 8 milhões.

"É um absurdo o que está ocorrendo. A prioridade número um do município é a questão do  abastecimento de água e a prefeitura está retardando a solução.  Nós vereadores viemos a Florianópolis esclarecer o que está acontecendo. Os diretores da Casan garantiram que a obra resolverá os problemas de abastecimento. Interesses obscuros não podem retardar a solução urgente para a falta de água na cidade. Além disso, caso no futuro a cidade cresça e a demanda de água aumente, a Casan realizará novos investimentos, como esse defendido pelo prefeito", explica a vereadora Irmí Rohr Schneiders.

Presente na reunião, o  Superintendente  Regional do Oeste da Casan, Aécio Bordignon, afirmou que a obra será retomada  assim que a justiça permitir e será concluída em 90 dias.

Voltar