Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/04/2018 - 18h08min

Comissão debate situação das ligações Ilha/Continente

Imprimir Enviar
Deputado João Amin

A Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa, por iniciativa de seu presidente deputado João Amin (PP), realiza na próxima quarta-feira, dia 25 de abril, uma reunião para debater a atual condição de conservação das pontes Colombo Sales e Pedro Ivo Campos.

A intenção é realizar um diagnóstico da situação e um cronograma de ações que contribuam para a manutenção dos acessos Ilha/Continente. Vale destacar que em março de 2017 uma decisão judicial mandou o Deinfra iniciar a execução de obras nas referidas pontes. O órgão teria orçado a obra ao custo de R$ 29 milhões mas, por recomendação do Tribunal de Contas do Estado, o modelo de licitação precisou ser alterado de pregão para contratação por técnica e preço.

A ponte Colombo Sales foi inaugurada em 1975 e a Pedro Ivo Campos em 1991 e ambas nunca passaram por trabalhos de reforma. De acordo com laudo técnico disponibilizado ao Ministério Público foi constatado estado severo de abandono, alto grau de corrosão, além de deterioração elevada de peças estruturais e problemas nos guard rails e qualidade do asfalto.

Sob as pontes passam cabos de energia elétrica da Celesc e adutoras da Casan. Em matéria veiculada na imprensa em fevereiro deste ano foi confirmada a queda de uma das cantoneiras que sustentam uma adutora da Casan de 800 metros na parte continental da Colombo Sales. O pedaço de metal despencou sobre a calçada, quase atingindo pedestres.

Para o presidente da Comissão de Transportes, deputado João Amin, imbróglios burocráticos e judiciais não podem impedir o início da obra. "Há quatro anos o Ministério Público cobra das autoridades responsáveis a recuperação das pontes que ligam a Ilha ao Continente. Cada semana que se posterga as intervenções o quadro se agrava e a população da Capital fica a mercê de equipamentos sem a devida manutenção. Com esta reunião pretendemos dar transparência à situação, bem como efetivar as ações necessárias."

Secretaria de Estado da Infraestrutura, Deinfra, DNIT, Defesa Civil e Suderf são alguns dos órgãos que deverão participar do encontro, inclusive está confirmada uma apresentação do promotor Daniel Paladino com um histórico sobre a situação das pontes e das passarelas de pedestres nelas contidas.

O que: Reunião Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano
Quando: 25 de abril - 11 horas
Onde: Sala das Comissões - Palácio Barriga Verde - Alesc


Gabinete Deputado João Amin
Assessoria de Comunicação - 99973 1314
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina

Voltar