Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/12/2018 - 15h58min

Comissão de Transportes aprova criação do Sistema Cicloviário de SC

Imprimir Enviar
Deputado João Amin

O deputado João Amin (PP) comemorou a aprovação, na Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa, de Projeto de Lei de sua autoria que propõe a criação do Sistema Cicloviário no Estado de Santa Catarina. A ideia tem ampla abrangência, mas basicamente impõe a integração aos sistemas viários e de transporte dos municípios catarinenses, de modo a incentivar e alcançar a utilização segura da bicicleta como veículo de transporte.

A proposição está fundamentada nos princípios da acessibilidade universal; segurança nos deslocamentos das pessoas; equidade no uso do espaço público de circulação, vias e logradouros; eficiência, eficácia e efetividade na circulação de pessoas; dignidade da pessoa humana; desenvolvimento sustentável; integralidade em saúde; e gestão democrática e controle social do planejamento e avaliação.

Entre os muito pontos do projeto destaque para a urgente implantação de estacionamento de bicicletas em terminais, edifícios públicos, empresas concessionárias/permissionárias de serviço público, escolas, universidades, faculdades e centros tecnológicos estaduais, praças e parques. Acessibilidade, ciclo-rota e atividades educativas também são abordados na proposta, que vaio ao encontra das ideia da União dos Ciclistas do Brasil (UCB).

Em sua justificativa o parlamentar salienta que um dos maiores problemas enfrentados pelas grandes cidade é a mobilidade urbana e isso faz com que o Poder Público precise encontrar melhores formas de incentivar o cidadão ao uso de outros meios de transporte. "Acredito que um dos principais modais  de transporte que devem ser fortalecidos é o cicloviário, que além de ser ambientalmente sustentável ainda incentiva a prática de exercícios", afirma o deputado.

De acordo com o parlamentar é importante que cidades de menor densidade populacional comecem a pensar sua mobilidade nesta direção e inserir definitivamente a bicicleta como meio de transporte. "Ao contrário do que fazem as grandes cidade catarinenses, que começam a ponderar estas opções depois que o problema já está instalado, nossa intenção é que os pequenos municípios se planejem nesta direção, de forma a estarem organizados quando os problemas de mobilidade virarem uma realidade".

 

Gabinete Deputado João Amin
Assessoria de Comunicação - 99973 1314
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina
Palácio Barriga Verde (109) - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310
CEP: 88020-900 - Florianópolis - Santa Catarina
Fone: (48) 3221 2745

Voltar